Comissão visita casa de recuperação de dependentes químicos
A visita será nesta terça (23), às 15h30, e tem objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela Casa Azul.
19/06/2015 - 14:17A Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai visitar nesta terça-feira (23/6/15), às 15h30, o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq), também conhecido como Casa Azul. O objetivo da visita, requerida pelo deputado Antônio Jorge (PPS), é conhecer o trabalho da entidade da Capital.
A visita atende a convite do coordenador da Casa Azul, Almir Alves dos Santos, que, em uma reunião da comissão na ALMG, afirmou que a área de saúde mental do Estado estaria travando a liberação de benefícios para comunidades terapêuticas, como o cartão Aliança pela Vida, que viabiliza o tratamento de dependentes químicos. “Isso está prejudicando a atuação da Casa Azul e de comunidades terapêuticas da Capital”, afirmou aos parlamentares.
O deputado Antônio Jorge defendeu o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas. “A visão tem que ser de tolerância. Tenho segurança em dizer que em muitas áreas a sociedade faz melhor que os governos", afirmou. Ao se referir ao papel das entidades religiosas no tratamento de dependentes, o deputado acredita que esse trabalho seja fundamental, e cabe aos governos apoiá-las. Para ele, um dos passos para a recuperação de qualquer vício é a espiritualidade.
Criado em 2000, o Credeq visa à recuperação do dependente químico e ao auxílio aos familiares do doente. O projeto tem como objetivo a estruturação física, mental, espiritual, social e familiar dos participantes. O centro de recuperação fica na rua Iça, 365, Bairro Concórdia.