Políticas públicas para os animais são tema de reunião
Deputados querem conhecer situação de programas de proteção dos animais e discutir medidas para aperfeiçoá-los.
17/06/2015 - 18:02Um dos principais objetivos da Comissão Extraordinária dos Animais, instalada neste ano pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), é incentivar a proteção dos animais domésticos e silvestres no Estado. Com o objetivo de dar seguimento a esse trabalho e conhecer as políticas públicas em desenvolvimento, a comissão realiza audiência pública nesta quinta-feira (18/6/15), às 15 horas, no Plenarinho IV.
Segundo o gabinete do presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), que requereu a reunião em conjunto com os deputados Roberto Andrade e Glaycon Franco, ambos do PTN, e da deputada Ione Pinheiro (DEM), os parlamentares querem ouvir as entidades convidadas, como o Ibama, o Movimento Mineiro Pelos Direitos dos Animais e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado.
Depois de se atualizar e ter informações para traçar um diagnóstico das políticas públicas voltadas para os animais, deputados e convidados poderão planejar novas ações e o aperfeiçoamento daquelas já em curso.
Convidados – Foram convidados a participar da audiência a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG; e os secretários de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Governo, de Planejamento e Gestão e de Saúde, respectivamente, Sávio Souza Cruz, Odair Cunha, Helvécio Magalhães e Fausto Pereira dos Santos.
Também foram convidados a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Adriana Araújo Ramos; a promotora de Justiça e coordenadora do Grupo Especial de Defesa da Fauna (Gedef), Luciana Imaculada de Paula; o comandante da Companhia de Polícia Militar do Meio Ambiente, coronel José Trant de Miranda; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira; e o chefe da Polícia Civil do Estado, Wanderson Gomes da Silva.
Constam na lista de convidados, ainda, o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Márcio da Silva Botelho; o superintendente do Ibama, Marco Túlio Simões Coelho; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Júlio de Faria; Adriana Cristina Araújo, membro do Movimento Mineiro Pelos Direitos dos Animais de Barbacena; e o chefe do setor de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, Messias Francisco Lôbo Junior.