Deputados vão discutir entraves à cadeia produtiva do leite

Audiência pública nesta quarta-feira (17) integra série promovida pela Comissão de Política Agropecuária.

12/06/2015 - 12:24

Discutir a situação da cadeia produtiva do leite em Minas Gerais. Este é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (17/6/15), às 15 horas, no Auditório. O requerimento para o debate foi assinado pelos deputados Fabiano Tolentino (PPS), Emidinho Madeira (PTdoB), respectivamente presidente e vice da comissão; e ainda Rogério Correia (PT), Inácio Franco (PV) e Nozinho (PDT).

A audiência integra uma série promovida pela comissão para traçar um raio x das demandas das principais atividades agropecuárias desenvolvidas em Minas. Na última quarta-feira (10), o tema em debate foi a cadeia produtiva da suinocultura. Na ocasião, as principais lideranças do setor reclamaram da legislação ambiental e da fiscalização rigorosa do Estado. Na semana anterior, foi a vez da cadeia produtiva do queijo artesanal, e os produtores cobraram o aprimoramento da legislação federal que retire entraves à produção e permita uma maior comercialização do produto em outros Estados.

O deputado Emidinho Madeira destaca que a reunião será uma oportunidade valiosa de intercâmbio entre os produtores e as autoridades estaduais ligadas ao setor, na qual podem ser formuladas novas alternativas de políticas públicas para dinamizar a cadeia produtiva do leite. "Sou produtor rural e sei da dificuldade que o setor leiteiro passa, da crise na cadeia produtiva. O produtor de pequeno porte não sobreviveu. Hoje temos apenas os médios e grandes no mercado”, lamenta.

O deputado diz ainda reconhecer a importância da fiscalização e das boas práticas agropecuárias para a qualidade do leite. “Mas, assim como o café, precisamos estimular a produção e o consumo do leite, além de aumentar a qualidade e ampliar ainda mais a exportação. Esse produtor merece a nossa atenção", completa.

Convidados - Foram convidados para a audiência pública o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o secretário de Estado de Fazenda e presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, José Afonso Bicalho; o assessor do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Gilberto Rodrigues Coelho; o presidente da Comissão de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Eduardo de Carvalho Pena; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; o gerente da área técnica do Sindicato e Organização das Cooperativas (Ocemg), Marco Tulio Borgatti; o diretor e o gerente de projetos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, respectivamente Luiz Carlos Rodrigues e Bruno de Barros; e o diretor-executivo da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais, Cleocy Fam de Mendonça Júnior; o representante da Associação dos Criadores de Gado Jérsey do Brasil, José Henrique Faria Jacarini; o presidente da Associação Mineira de Criadores de Gado Pardo Suíço, Márcio Campos de São José; e o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados, João Lúcio Barreto Carneiro.