Deputados vão visitar albergue no bairro Floresta, em BH
Comissão vai conferir e debater, na quarta (17), denúncia sobre aumento de violência e uso de drogas na região.
12/06/2015 - 15:37 - Atualizado em 12/06/2015 - 16:15Os possíveis impactos da transferência de albergues para o bairro Floresta, em Belo Horizonte, serão conferidos pelos deputados da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (17/6/15), a partir das 10 horas. Os parlamentares devem visitar o albergue da Rua Conselheiro Rocha, 321, transferido da Pedreira Prado Lopes. Na sequência, a mesma Comissão realiza, no mesmo dia, a partir das 19 horas, audiência pública para discutir o assunto. O debate acontecerá no auditório da Faculdade Estácio de Sá (Avenida Francisco Sales, 23), também na Floresta.
Os requerimentos para as duas iniciativas são do deputado Fred Costa (PEN), presidente da Comissão. Segundo a assessoria do parlamentar, ele foi procurado pela direção da Associação de Moradores do Bairro Floresta, que reclama de impactos relacionados ao aumento da violência e do consumo de drogas na região. A vice-presidente da Associação, Eliana Kondo, afirma que houve aumento de furtos e de assaltos à mão armada na região. “Esses números não são contabilizados porque as pessoas não fazem boletim de ocorrência. Elas sabem que teriam que esperar horas para isso e acabam não fazendo, mas o aumento é nítido para nós, moradores”, afirmou.
São, segundo ela, quatro albergues instalados na região, o que também teria elevado o consumo de drogas e a sujeira das ruas. O desejo da Associação, segundo Kondo, é que pelo menos o albergue da Rua Conselheiro Rocha, o maior de todos, seja retirado do local. “Precisamos também melhorar a segurança no bairro. Llutamos há quatro anos para termos o programa de vigilância Olho Vivo e, até hoje, nada”, disse. A assessoria do deputado Fred Costa informou que o primeiro passo é conhecer a real situação do bairro e dos albergues. Esse seria o objetivo inicial da visita.
Convidados – Foram convidados para acompanhar a comissão na visita e depois debater o assunto o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar, Marcelo Mattar Diniz; a delegada da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (Centro/Belo Horizonte), Adriana de Barros Monteiro; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, cel. PM Marco Antônio Badaró Bianchini; a delegada da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (Leste/BH), Gislaine de Oliveira Rios Xavier; o secretário municipal de Segurança Urbana e Patrimonial de Belo Horizonte, Hélio dos Santos Júnior; e o secretário municipal de Administração Regional Municipal Leste de Belo Horizonte, Elson Matos da Costa. Também foram chamados os parlamentares das comissões de Segurança Pública, de Direitos Humanos, e de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas.