Comissão vai debater redução na produção da Usiminas
Desligamento de altos-fornos e preocupação com demissões levam deputados a Ipatinga, no Vale do Aço.
10/06/2015 - 19:11Os desdobramentos do desligamento temporário dos altos-fornos da Usiminas em Ipatinga (Vale do Aço) leva a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a realizar uma audiência pública no município na sexta-feira (19/6/15). A reunião, solicitada pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), será realizada na Câmara Municipal (Praça dos Três Poderes s/n°, Centro).
Segundo o parlamentar, a reunião também vai debater a proposta da Usiminas de diminuir a jornada de trabalho dos funcionários da área administrativa da empresa, com redução entre 14% e 15% dos salários. “Esses são passos em direção a demissões. No momento, não se pode criar desemprego. Por isso, propusemos a audiência pública reunindo os Governos Federal e Estadual e a direção da Usiminas para que se encontre uma saída ”, destaca.
O deputado também cobra que a Assembleia Legislativa se envolva na luta dos trabalhadores do Vale do Aço em defesa de seus empregos e salários.
Convidados - Para a audiência, foram convidados a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta; o presidente da Câmara Municipal, Sebastião Ferreira Guedes; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; os subsecretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Alberto Rodrigues; e de Trabalho e Desenvolvimento Social, Antônio Roberto Lambertucci; o superintendente substituto regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Heli Siqueira de Azevedo; o coordenador do Ministério Público do Trabalho em Coronel Fabriciano, procurador Túlio Mota Alvarenga; os presidentes da Usiminas, Marcelo Gasparino da Silva; da Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg Vale do Aço), Luciano José de Araújo; da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Luís Henrique Alves; e do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região, Hélio Madalena Pinho; e o vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (Vale do Aço), João Paulo Pires de Vasconcellos.