Pitangui receberá homenagem por seus 300 anos
Reunião Especial de Plenário será realizada na sexta-feira (12), às 20 horas.
03/06/2015 - 14:39A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na sexta-feira (12/6/15), às 20 horas, uma Reunião Especial de Plenário para homenagear o município de Pitangui (Região Central do Estado) pelos seus 300 anos de fundação. Na ocasião, o prefeito da cidade, Marcílio Valadares, será agraciado com uma placa comemorativa. O solicitante da homenagem é o deputado Inácio Franco (PV).
De acordo com informações do gabinete do parlamentar, o objetivo da reunião é prestar homenagem a essa cidade histórica pouco conhecida. "A luta pela independência do Brasil teve a participação ativa de personagens do município. A Revolta de 1720, liderada por Domingos Rodrigues do Prado, contra a cobrança do quinto do ouro, foi a primeira grande revolta contra a Coroa Portuguesa, antes mesmo da de Felipe dos Santos, em Ouro Preto", explica.
Descoberta por bandeirantes paulistas, chefiados por Bartolomeu Bueno da Siqueira, Pitangui foi a sétima vila criada em Minas Gerais, em 1715, e elevada à categoria de cidade em 1855. O município também é conhecido por ser berço de políticos como Gustavo Capanema, ministro da Educação responsável pela criação do Instituto do Patimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e dos cursos superiores de Jornalismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física e Arquitetura e Urbanismo.