Geração entrevista criador de ONG de proteção a animais
Programa da TV Assembleia que vai ao ar no sábado (6), às 19 horas, ouve o veterinário Marcos Mourão.
01/06/2015 - 16:45O programa Geração, da TV Assembleia, vai falar, neste sábado (6/6/15), às 19 horas, sobre a paixão de um veterinário pelos animais, um amor que se traduziu em ação para cuidar de bichos abandonados, que têm alguma deficiência ou que sofreram maus tratos. É a história de Marcos de Mourão Motta, que fundou a ONG Asas e Amigos da Serra, localizada em Juatuba, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Assista aos últimos vídeos do programa Geração.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
A família de Marcos tinha esperança de que ele seguisse a carreira na Odontologia, por causa do retorno financeiro. "Eles nunca me proibiram de fazer veterinária, mas achavam que eu deveria seguir carreira na odontologia, por causa do ganho financeiro. No entanto, eu sabia que tinha nascido com o dom de cuidar de animais", relembra.
Pelo sítio de Marcos, já passaram mais de cinco mil animais, a maioria resgatada e tratada por ele. Segundo Marcos, muitos chegam trazidos pela Polícia Militar Ambiental e pelo Ibama, órgãos com os quais o veterinário tem parceria. Ele conta que muitos chegam bastante debilitados, vítimas de queimaduras e amputação violenta de seus membros."A cada dia que passa, a gente fica mais triste com o ser humano". Com muito estudo e leitura, ele aprendeu a cuidar de animais silvestres e foi um dos pioneiros no tratamento dessas espécies na Capital.
Atualmente, estão recolhidos na ONG cerca de 500 animais. Marcos conta que o custo de manutenção do sítio com rações e pessoal é elevado. "Aceitamos qualquer doação", brinca. O apadrinhamento de animais é outra saída para ajudar no custeio, uma iniciativa que, segundo ele, tem dado muito certo.
Também participam do programa os alunos da Escola Estadual Celso Machado, que fica na região do Barreiro, em Belo Horizonte.
Reprises - O Geração vai ao ar também no domingo (7/6), às 12h30; e na segunda (8/6), às 13 horas.