Hospitais filantrópicos são tema de audiência pública

Comissão de Saúde vai discutir crise financeira das entidades sem fins lucrativos.

29/05/2015 - 11:26

A situação das santas casas e hospitais filantrópicos será tema de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima terça-feira (2/6/15). A reunião será às 9 horas, no Auditório, e foi solicitada pelo deputado Lafayette de Andradade (PSDB).

O objetivo é discutir as dificuldades que essas entidades estariam enfrentando, como dívidas elevadas com os bancos. Algumas dessas instituições têm reduzido o atendimento prestado à população por não conseguirem arcar com o pagamento de salários dos seus profissionais e com os custos de manutenção de suas estruturas. A Comissão de Saúde tem debatido o tema e apontado, entre as causas para esse problema, os baixos valores pagos pela realização de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os altos juros cobrados pelos bancos.

Convidados – Foram convidados para a audiência pública o ministro da Saúde, Ademar Arthur Chioro dos Reis; o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; o procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt; o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, Francisco de Assis Figueiredo; o provedor da Santa Casa de Barbacena, Bonifácio José Tamm de Andrada; a presidente da Fundação Benjamin Guimarães, Tereza da Gama Guimarães Paes; o provedor do Hospital São José, Nilson Albuquerque Júnior; o presidente da Santa Casa de Juiz de Fora, Renato Vilella Loures; e a gerente geral do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Ana Veryna Leonardo Aguiar.