Comissão de Segurança Pública visitará Central de Flagrantes
A finalidade é avaliar condições das unidades na Capital e cobrar solução para demora no encerramento de ocorrências.
19/05/2015 - 16:44A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará uma visita, nesta quarta-feira (20/5/15), às 15 horas, às duas unidades da Central de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflan), localizadas no bairro Floresta, em Belo Horizonte: Ceflan I, na Rua Pouso Alegre, 417; e Ceflan II, na Rua Conselheiro Rocha, 321. A finalidade é verificar as condições de funcionamento das centrais. A visita foi agendada por requerimento da comissão.
O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), explica que a preocupação dos parlamentares é com o deficit de vagas no sistema prisional e socioeducativo em Minas Gerais, suas consequências para a segurança pública, como também com relação à demora no recebimento de presos nas unidades da Ceflan.
Segundo o parlamentar, policiais militares estão sendo obrigados a esperar 20 horas ou mais para encerrar uma ocorrência. “À medida que uma viatura fica parada na Ceflan, com o preso sob a custódia da PM, sem ser entregue à Polícia Civil, a população fica prejudicada”, disse. Em sua opinião, a demora prejudica o trabalho de policiamento ostensivo da PM e dos policiais civis que trabalham na Ceflan, devido ao elevado número de presos.
O deputado espera uma resposta imediata. “Não podemos deixar do jeito que está, com viaturas quebradas, sem combustível e na porta de delegacias esperando horas para encerrar uma ocorrência”, afirmou.