Memória & Poder recebe ex-desembargador Orlando Carvalho

Programa da TV Assembleia, que estreia neste sábado (16), destaca trajetória profissional do jurista mineiro.

15/05/2015 - 14:02

A edição desta semana do programa Memória & Poder, da TV Assembleia, destaca a trajetória profissional do jurista mineiro Orlando Adão Carvalho. Jornalista em importantes veículos de comunicação de Belo Horizonte na década de 1960, o bacharel em Direito alcançou o mais alto posto da magistratura no Estado, o de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Esta edição do Memória & Poder estreia no sábado (16/5/15),  às 20 horas, com reprises no domingo (17), às 15h30; na segunda-feira (18), à meia-noite; na terça-feira (19), às 21 horas; na quarta-feira (20), às 12 horas e na sexta-feira (22), às 12 horas.

Assista aos últimos vídeos do programa Memória & Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

O convidado - Nascido em 1938, na cidade de Santa Luzia (Região Metropolitana de Belo Horizonte), em família com poucos recursos financeiros, para ter acesso a uma boa educação formal, Orlando Adão Carvalho entrou para o Seminário, onde permaneceu até início do ginásio, quando desistiu de ser padre.

A partir de então, deu continuidade aos estudos nos colégios Anchieta e Marconi, na Capital, ingressando em seguida na antiga Faculdade Mineira de Direito. Nesse período, já atuava como jornalista em importantes veículos de Belo Horizonte, como os jornais Folha de Minas, Binômio e Correio de Minas, além da revista Três Tempos.

Advogado com atuação em Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e região, tornou-se magistrado em 1966, com experiências em várias comarcas mineiras. Chegou rapidamente a um cargo na Segunda Instância do Judiciário, no extintoTribunal de Alçada, e posteriormente a desembargador do Tribunal de Justiça de Minas,  onde foi presidente.