Prevenção a incêndios florestais é tema de audiência
Comissão de Meio Ambiente quer conhecer a estrutura do Programa Estadual de Combate a Incêndios Florestais.
15/05/2015 - 15:13O Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais é tema de audiência pública que será realizada nesta quarta-feira (20/5/15), às 10h30, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os deputados pretendem conhecer a estrutura, a implementação, o orçamento e a execução do programa, tendo em vista a proximidade do período crítico de incêndios. O requerimento para realização da reunião, que acontecerá no Plenarinho I da ALMG, é assinado pelos deputados Cássio Soares (PSD), Inácio Franco (PV), Dilzon Melo (PTB) e Wander Borges (PSB).
O programa de combate aos incêndios florestais atua especialmente nas áreas protegidas sob responsabilidade do Estado, áreas de grande relevância ecológica e que colocam em risco o patrimônio e a comunidade. O trabalho é realizado por meio de unidades operacionais coordenadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com diversas instituições, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Coordenadoria de Defesa Civil, prefeituras e entidades da sociedade civil.
De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Cássio Soares, é recomendável um debate amplo do plano de trabalho desenvolvido, a fim de que, com a contribuição de todos, o Estado seja capaz de impedir que os focos de incêndio se estendam e provoquem danos ao meio ambiente ainda mais severos.
Convidados - Estão convidados a participar da reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio Souza Cruz; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira; o superintendente regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marco Túlio Simões Coelho; a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Adriana Araujo Ramos; a superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas; o gerente do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Marcus Vinicius de Freitas; e o diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Semad, Rodrigo Bueno Belo.