O Encontro de Comandantes e Chefes da Polícia Militar foi realizado pela corporação no Hotel Canto da Siriema, em Jaboticatubas

Presidente participa de encontro com comandantes da PMMG

Em palestra a militares, deputado reafirma compromisso da ALMG com a segurança pública.

14/05/2015 - 19:12 - Atualizado em 15/05/2015 - 10:51

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou nesta quinta-feira (14/5/15) do Encontro de Comandantes e Chefes da Polícia Militar, evento de debates e trocas de experiências realizado pela corporação no Hotel Canto da Siriema, em Jaboticatubas (RMBH). Em palestra para cerca de 350 militares sobre a atuação da ALMG, o deputado ressaltou a importância da interlocução entre o Parlamento mineiro e a PMMG para o enfrentamento dos desafios na área da segurança pública.

“Nós, da Assembleia, temos obrigação de ajudar a Polícia Militar e formular leis melhores, para que o cidadão possa de fato ter normas capazes de melhorar a segurança pública, o que é um clamor da sociedade”, pontuou o presidente, lembrando que a edição do Parlamento Jovem deste ano tem a segurança pública como tema.

Ao fazer uma exposição sobre o Poder Legislativo, o deputado destacou que a Assembleia possui 21 comissões permanentes, sendo as Comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública as que têm maior interface com a PMMG. “A ALMG está aberta a todos os policiais que quiserem usar positivamente as duas comissões”, frisou.

Da mesma forma, ressaltou que são competências da Assembleia fiscalizar as políticas públicas e ajudar a elaborar o Orçamento do Estado. Nesse sentido, disse esperar que a PMMG utilize mais o Parlamento em suas reivindicações por melhorias e também que a ALMG consiga aprovar um próximo orçamento melhor para a área de segurança, inclusive para o reforço de equipamentos de uso dos policiais.

Maior alcance - O presidente Adalclever Lopes também lembrou que é filho de policial rodoviário e disse que a PMMG é tida como uma das melhores do País. Ele citou, ainda, que a Assembleia de Minas segue o modelo de organização da Polícia Militar por regiões. Assim como a Polícia Militar é organizada em 18 regiões, a ALMG, explicou, pauta sua atuação considerando as dez macrorregiões de Minas.

Durante o evento, também foi exibido um video institucional da ALMG , ressaltando as várias formas de participação do cidadão no processo legislativo.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, a exposição do deputado deixou clara a importância de a PMMG se aproximar cada vez mais do Parlamento, sugerindo inclusive projetos de lei de interesse da instituição e da sociedade. Como exemplo, citou iniciativa de São Paulo, onde uma lei estaria obrigando as empresas que comercializam celulares a cadastrarem os aparelhos na Polícia Militar como forma de conter roubos de aparelhos ou mesmo simulações de roubos em busca de apólices de seguros.

O comandante também acompanhou o presidente da ALMG em visita a estandes de mostra de equipamentos de segurança, dentro da programação do encontro de chefes e comandantes da PMMG. Também participou do encontro o deputado Gilberto Abramo (PRB).