Minas e Energia vai visitar Secretaria de Meio Ambiente

Comissão quer debater a agilização de processos de licenciamento para facilitar empreendimentos no Estado.

08/05/2015 - 17:56

Nesta quinta-feira (14/5/15), às 10h30, a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Solicitado pelos deputados Gil Pereira (PP), Glaycon Franco (PTN) e Bosco (PTdoB), o evento será na sede da Semad, na rua Espírito Santo, 495, 3º andar, Centro, em Belo Horizonte, e tratará de temas afetos à competência regimental da secretaria.

Entre os assuntos a serem abordados, segundo o gabinete de Gil Pereira, está o problema funcional na secretaria, que há pouco tempo, estava funcionando em operação padrão. Insatisfeitos com seus salários, os servidores da Semad vinham priorizando alguns processos de licenciamento ambiental em detrimento de outros, o que, na avaliação de Gil Pereira, estaria atravancando empreendimentos no Estado.

Outro aspecto que a comissão pretende discutir é a necessidade de apressar a licença ambiental de alguns projetos voltados para a produção de energia solar. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará leilão de energia em 14 de agosto deste ano. O assunto foi, inclusive, tema de outro requerimento de Gil Pereira.

Em 2013, quando era secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Gil Pereira esteve em Madri, Espanha. Lá se reuniu com diversas empresas e instituições públicas e privadas, apresentando oportunidades de negócios e investimentos no Norte de Minas. A região detém o quarto melhor ponto de energia solar do Brasil, justificando o seu potencial para receber investimentos de infraestrutura de geração no setor, segundo Solarimétrico da Cemig. O estudo, ao lado do Atlas Eólico, aponta índices de radiação solar e circulação atmosférica bem acima da média, adequados a grandes investimentos em parques mistos de energia limpa, bem próximos de linhas de transmissão elétrica e centros de consumo.