A comissão já realizou audiência sobre a situação do Ballet Jovem em março

Situação do Ballet Jovem motiva nova audiência pública

Comissão de Assuntos Municipais também discute o funcionamento do Cefar nesta quinta-feira (7).

06/05/2015 - 10:55

O encerramento das atividades do Ballet Jovem do Palácio das Artes e o funcionamento do Centro de Formação Artística (Cefar) da Fundação Clóvis Salgado são tema de audiência pública, nesta quinta-feira (7/5/15), da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Solicitado pelo deputado Fred Costa (PEN), o debate acontece às 9 horas, no Auditório.

A extinção do Ballet Jovem chegou a ser anunciada pela Fundação Clóvis Salgado por falta de recursos para sua manutenção. Mas após a realização de audiência pública, em março, o grupo não foi extinto, mas suas atividades não foram retomadas, de acordo com a assessoria do deputado Fred Costa. O espaço destinado ao grupo continua podendo ser utilizado pelos alunos, mas os professores não estariam recebendo salários.

Outro tema que será discutido na audiência é o funcionamento do Cefar. Segundo a assessoria do deputado, no final do ano passado foi lançando um edital de concurso para a contratação de professores para o centro. Entretanto, o edital exigiu a apresentação de diploma de licenciatura plena, o que, de acordo com o deputado Fred Costa, impediu que cerca de 80% dos atuais professores do Cefar participassem do concurso.

Convidados – Foram convidados para participar da audiência o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Augusto Nunes-Filho; as bailarinas do Ballet Jovem, Grécia Catarina Gonçalves da Costa Santos e Bárbara Cristina de Souza Maia; e os professores do Cefar, Robério Molinari, Paola Rittore e Jucyara Edwiges Rosa de Araújo.