No episódio de terça (5), o tema é a dengue; enquanto que o câncer será abordado na quarta (6) - Arquivo/ALMG

Dengue e câncer serão discutidos pela TV Assembleia

Panorama recebe especialistas para tratar da prevenção das duas doenças nas próximas terça e quarta-feiras.

04/05/2015 - 14:41 - Atualizado em 04/05/2015 - 14:57

Dengue e câncer são os assuntos das próximas edições do programa Panorama. No episódio que vai ao ar nesta terça-feira (5/5/15) será abordada a explosão no número de infectados pelo mosquito Aedes Aegypti nesse verão, que deixou em alerta autoridades de saúde em todo o País. Já na quarta-feira (6), às 8h30, o assunto será a prevenção do câncer.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Até a primeira semana de março, eram mais de 224 mil casos confirmados de dengue no Brasil - aumento de 162% em relação ao mesmo período de 2014. Em Minas Gerais, testes domiciliares feitos em 20 cidades mineiras detectaram risco para dengue e chikungunya.

Para discutir o assunto, o programa recebe o pesquisador Luciano Moreira, da Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde, que coordena o projeto “Eliminar a Dengue: Desafio Brasil”. O projeto é desenvolvido em parceria com entidades científicas de outros países e trabalha com uma tentativa de controle natural dos vírus da dengue por meio de uma bactéria.

Também é convidada a médica Tânia Marcial, infectologista com mestrado em Medicina Tropical e com experiência em programas de controle de endemias. Ela explica as diferenças entre as infecções causadas pelo Aedes Aegypti, vetor de dengue, da chikungunya e da febre amarela. A médica analisa ainda os desafios de termos uma vacina contra a dengue, devido aos vários tipos de vírus transmitidos pelo mosquito vetor.

Angelina Jolie motiva discussão sobre câncer

Já o assunto da prevenção do câncer veio à tona com o anúncio de que a atriz norte-americana Angelina Jolie passou por nova cirurgia de retirada de órgãos para evitar o câncer. Ela confirmou, em março deste ano, a retirada dos ovários e das trompas, justificando que tem um gene que oferece 50% de risco de desenvolver a doença nessa região do corpo. Dois anos atrás, Angelina fez mastectomia nas duas mamas também para evitar a doença, que matou sua mãe.

O Panorama aborda as formas de se prevenir o câncer, doença que tem mais de cem tipos e que deve fazer mais de meio milhão de novas vítimas, neste ano, no Brasil. O programa mostra ainda o que está ao alcance do brasileiro, como política pública, para prevenir a doença e permitir o diagnóstico precoce.

Para explicar como é o sequenciamento genético, feito por Angelina Jolie, e falar de outras formas de prevenção ao câncer, o programa recebe o médico Enaldo Melo de Lima, coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital Mater Dei, que presidiu o Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e foi conselheiro do Ministério da Saúde. O médico fala das formas mais comuns de câncer no País e de fatores ambientais e comportamentais, como exposição excessiva ao sol e abuso de tabaco e álcool, que comprovadamente aumentar os riscos de câncer.

O programa Panorama vai ao ar às 8h30, com reprises às 19h30 e à 1 hora da manhã. Na terça (5), vai abordar a dengue e na quarta (6), câncer.