Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 29/4/15
Deputados cobraram a revisão das dívidas de estados e municípios com a União e lamentaram o aumento do desemprego.
29/04/2015 - 20:05 - Atualizado em 30/04/2015 - 11:40Dívidas
A renegociação das dívidas de estados e municípios com a União foi o principal tema abordado pelo deputado Antônio Jorge (PPS). Ele cobrou que seja cumprida a lei complementar que altera o indexador dessas dívidas, que já está em vigor. Segundo ele, só com os juros da dívida, o Estado gasta R$ 6 bilhões anuais e poderia economizar R$ 400 milhões mensais. Em aparte, a deputada Ione Pinheiro (DEM) cobrou ação do governo estadual, lembrando que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o governador do Rio de Janeiro, Pezão, já acionaram a União. Também em aparte, o deputado João Leite (PSDB) criticou as deficiências das políticas de saneamento no Brasil e a decisão do governador Fernando Pimentel de fechar o Palácio da Liberdade. Já Gustavo Valadares (PSDB) sugeriu que a oposição acionasse a Justiça para reduzir a dívida. O deputado Durval Ângelo (PT) justificou que o fechamento do Palácio da Liberdade se deve à reformas no prédio.
Desemprego
O deputado Gustavo Corrêa (DEM) lamentou o aumento do índice de desemprego que foi divulgado nesta terça-feira (28), pela imprensa. Ele questionou o fato de a bandeira da geração de empregos ser levantada pelo Partido dos Trabalhadores e, mesmo assim, o desemprego crescer na semana de comemoração do Dia do Trabalho. Corrêa também falou sobre a Feira de lingerie da cidade de Juruaia (Sul de Minas), que começa nesta quinta (30). Ele disse que o setor gerou mais de 4 mil empregos. Também em seu discurso, o parlamentar fez duras críticas ao governador Pimentel. Acusou o governo estadual de censurar a TV Minas e também de fechar o Palácio da Liberdade. O parlamentar disse, ainda, que o governador manchou a imagem de Minas ao entregar a Grande Medalha da Inconfidência ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. Em aparte, o deputado João Leite disse que a oposição não vai se calar diante da censura.
Medalha
O deputado Lafayette de Andrada (PSDB) fez críticas à entrega da Grande Medalha da Inconfidência a João Pedro Stédile, no dia 21 de abril. “Nós, do Bloco Verdade e Coerência, apresentamos um projeto de resolução para sustar a homenagem”, disse. O deputado também cobrou da Mesa informações sobre a situação da proposição. Lafayette de Andrada também leu trechos de uma carta aberta aos mineiros, que foi escrita por parlamentares que repudiam a homenagem. Em aparte, o deputado Gustavo Valadares criticou os deputados da base por não permanecerem no Plenário quando são vaiados. Também em aparte, o deputado Arlen Santiago (PTB) convidou os servidores da área da saúde para audiências públicas que serão realizadas na Assembleia sobre a situação da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e do Ipsemg.
MG-255
O deputado Arnaldo Silva (PR) abordou a situação da rodovia MG-255, que liga Iturama à Frutal (Triângulo Mineiro). O parlamentar disse que, em janeiro, tratou do assunto em uma reunião no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), mas que até agora nada foi feito. Porém, disse que confia no atendimento das demandas pelo governador Fernando Pimentel, ressalvando que o governo ainda está começando. “Nós, do PR, estamos tentando contribuir para que o nosso governador possa fazer uma boa administração”, afirmou. Sobre a Cidade das Águas, Arnaldo Silva defendeu a permanência do projeto na cidade de Frutal. Em apartes, os deputados do PT se pronunciaram. Rogério Correia disse que já está intermediando as demandas da MG 255 e também anunciou que o governador deve apresentar uma proposta para os servidores da educação. Já Ulysses Gomes disse que o governo reconhece o que não foi feito, e vai resolver as situações pendentes.
Medalha 2
O deputado Doutor Jean Freire citou os acampamentos e assentamentos que visitou durante a campanha eleitoral, onde pôde observar toda a produção desses locais. Ele defendeu a homenagem ao líder do MST, João Pedro Stédile. “A medalha não foi dada simplesmente a um líder, ela é um reconhecimento de toda a causa dos movimentos”, destacou. Em aparte, o deputado Cristiano Silveira (PT) leu um texto publicado por Stédile sobre a condecoração. O parlamentar também defendeu a crítica do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa Júnior, ao projeto Cidade das Águas Unesco-Hidroex, durante audiência na última quinta-feira (23). Silveira disse que o secretário criticou o volume de recursos investidos no projeto, que está ocioso. Também em aparte, o deputado Professor Neivaldo (PT) disse que está negociando com o governo estadual para apresentar propostas que atendam interesses dos professores.
Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.