Programa Panorama discute ética na internet
Campanha pretende criar uma rede para mapeamento de abusos e crimes online.
27/04/2015 - 14:05O programa Panorama desta semana, na TV Assembleia, fala do comportamento do internauta brasileiro, repercutindo o lançamento da campanha Humaniza#Redes, parceria de órgãos públicos, liderados pelo Governo Federal, com instituições e empresas de internet , como Facebook, Twitter e Google. A ideia é criar uma rede para o mapeamento de abusos e crimes, como pornografia infantil, racismo e homofobia, e para a apuração das denúncias.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
As denúncias relacionadas a conteúdos ilícitos aumentaram 8,29% em 2014, no Brasil. A informação é da Safernet, ONG voltada à segurança na internet, que atua no mundo todo e é parceira de órgãos como Polícia Federal e Ministério Público Federal. A central de denúncias da ONG recebeu quase 190 mil reclamações no ano em que tivemos Copa do Mundo da Fifa e eleições gerais no Brasil, envolvendo mais de 58 mil páginas distintas da web. Houve aumento de 34% somente nas páginas indicadas como racistas, e de 365% nos conteúdos relacionados à xenofobia. Ainda segundo a Safernet, a maioria dos sites denunciados foi criada no período eleitoral, com inúmeras manifestações contra nordestinos.
Para analisar as ações da campanha e avaliar a necessidade de um pacto pelos direitos humanos na web brasileira, o programa recebe Mário Konichi Higuchi Júnior, coordenador da Promotoria de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público de Minas Gerais, além de Regina Helena Alves da Silva, coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web.
O programa estreia às 8h30h, nesta terça (27/4/15). Reprise às 19h30 e à 1 hora da manhã.