Uma das visitas aprovadas é ao governador e ao vice-governador para tratar de dívidas de créditos agrícolas

Situação da cadeia produtiva do leite pauta audiência pública

Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial aprovou, nesta quarta (22), visitas a órgãos públicos e a municípios.

22/04/2015 - 17:59 - Atualizado em 22/04/2015 - 19:00

Com o objetivo de discutir a situação da cadeia produtiva do leite, da carne suína e da cachaça artesanal no Estado, foram aprovadas três audiências públicas, nesta quarta-feira (22/4/15), pela Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Diversos requerimentos foram aprovados na reunião para a realizadas de outras audiências e visitas.

As outras audiências vão debater o desempenho do setor sucroenergético e da cogeração de energia elétrica no Estado; a situação da piscicultura em Minas e os entraves ambientais e sanitários para sua regularização; a situação dos setores de base florestal com foco na silvicultura no Estado; e a universalização da habilitação sanitária e regularização tributária das agroindústrias familiares e dos queijos artesanais.

Ao todo, 11 visitas foram aprovadas durante a reunião. Uma delas tem o objetivo de apresentar a nova composição da Comissão de Política Agropecuária e conhecer as demandas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Outras visitas são para conhecer a situação do projeto Jaíba (Norte de Minas) e as demandas da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), em especial no tocante ao projeto visitado; a experiência de associativismo na cadeia produtiva do leite no município de Alterosa (Sul de Minas); e a experiência do Barracão do Produtor, com atenção à comercialização da banana, em Nova União (Região Central do Estado).

Também foram aprovadas pela comissão visitas ao Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Pitangui (Região Central do Estado); à Expocafé 2015, em Três Pontas (Sul de Minas); à Exposição Minas Láctea 2015, em Juiz de Fora (Zona da Mata); ao Sindicato Rural de Janaúba (Norte de Minas); e às instalações da Epamig em Uberaba (Triângulo mineiro).

As audiências e visitas são de autoria dos deputados Fabiano Tolentino (PPS), que preside a comissão, Emidinho Madeira (PTdoB), Inácio Franco (PV), Nozinho (PDT) e Rogério Correia (PT), membros efetivos da comissão.

Por fim, foram aprovadas mais duas visitas. Uma delas é ao governador, acompanhada de lideranças de produtores rurais de Minas Gerais e com a participação do secretário de Estado de Agricultura, para tratar da securitização e do alongamento das dívidas advindas de créditos agrícolas. A outra visita é à ministra da Agricultura, com a participação de produtores, para tratar do mesmo assunto. Essas últimas visitas foram solicitadas pelos deputados Fabiano Tolentino, Antônio Carlos Arantes (PSDB), Rogério Correia, Nozinho e Inácio Franco.

Consulte o resultado da reunião.