Deputado Geraldo Pimenta assina termo de posse

Geraldo Pimenta é empossado deputado na ALMG

Parlamentar do PCdoB assume vaga aberta com o afastamento de Mário Henrique Caixa.

17/04/2015 - 10:45 - Atualizado em 17/04/2015 - 19:14

Em solenidade na manhã desta sexta-feira (17/4/15) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Geraldo Pimenta (PCdoB) tomou posse como deputado, em vaga deixada pelo colega de partido, Mário Henrique Caixa, que assume a Secretaria de Estado de Turismo. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e contou com a presenças de parlamentares, autoridades e militantes do PCdoB.

Em nome da Mesa, o 2º vice-presidente da ALMG, deputado Lafayette de Andrada (PSDB), deu boas vindas ao novo parlamentar. Ele disse que a presença de deputados do PCdoB engradece o Parlamento mineiro e que Geraldo Pimenta irá enriquecer ainda mais o trabalho feito.

O presidente Adalclever Lopes diz receber com “alegria e afeto” a presença do novo parlamentarque, em sua opinião, fará grande diferença no Parlamento mineiro, "que é uma casa democrática de todos os partidos".

Após ler o compromisso de posse, Geraldo Pimenta iniciou seu discurso com uma frase de Oscar Niemeyer: “Tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”. Com essas palavras, saudou todos e disse que assume um mandato que pretende ser coletivo e participativo, com transparência, ética e muito trabalho. “Quero ser porta-voz dos direitos dos trabalhadores e dos direitos sociais”, disse.

Além das autoridades citadas, participaram da solenidade o 1º secretário da ALMG, deputado Ulysses Gomes (PT), que leu o termo de posse; os deputados Celinho do Sinttrocel e Ricardo Faria, ambos do PCdoB; o deputado licenciado Mário Henrique Caixa; o prefeito de Contagem, Carlin Moura; dirigentes da ALMG, entre outros.

Trajetória – Geraldo Pimenta deixou a Secretaria de Estado de Turismo para assumir uma vaga na ALMG. Ele é casado com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitacional de Contagem, Marilene Pimenta, e tem um filho de oito anos, Ernesto. O parlamentar foi duas vezes vereador em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), eleito em 2000 e 2004. Em 2009, assumiu o cargo de secretário municipal de Assistência Social de Betim. Iniciou a carreira política no movimento estudantil e é filiado ao PCdoB desde 1979.

Médico do trabalho e biólogo, nasceu em 1956, em Sabinópolis (Vale do Rio Doce), uma das cidades onde obteve maior votação, juntamente com Belo Horizonte, Contagem e Betim. Nas eleições de 2014, obteve 28.062 votos para deputado estadual e era o primeiro suplente do PCdoB.