A escolha do tema foi feita durante a reunião preparatória desta segunda (13)

Ciclo de Debates abordará a questão das drogas na juventude

Evento será nos dias 25 e 26 de junho na ALMG e contará com participantes de entidades públicas e privadas.

13/04/2015 - 17:29

Os jovens serão o foco central do ciclo de debates promovido pela Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nos dias 25 e 26 de junho. A escolha dessa temática foi feita durante a primeira reunião preparatória do evento, realizada nesta segunda-feira (13/4/15), que contou com a presença de representantes do Executivo Estadual, da Prefeitura de Belo Horizonte, do mundo acadêmico, da sociedade civil organizada, dentre outros.

O mesmo tema será utilizado na quarta edição da Marcha contra o Crack e Outras Drogas, prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano. Segundo o presidente da comissão, deputado Antônio Jorge (PPS), o ciclo de debates proporcionará um maior conhecimento teórico sobre o tema, além de sensibilizar a população para a participação na marcha.

Durante o encontro, foi destacada a importância de ações de prevenção voltadas para esse público e a necessidade de ações coercitivas com foco no tratamento ao invés da punição. Esse modelo de ação é denominado de Justiça Terapêutica e, de acordo com Antônio Jorge, já é aplicado nos Estados Unidos e na Europa. “No Brasil, temos a ação de juízes pioneiros que, por acreditarem na medida, a adotam mesmo sem arcabouço jurídico para aplicação”, afirmou o parlamentar.

O evento – o Ciclo de Debates será realizado no Plenário da ALMG e é aberto ao público. O evento também será transmitido pela TV Assembleia para todo o Estado. Telespectadores de Belo Horizonte e do interior poderão enviar perguntas e comentários pela internet para que sejam respondidos pelos participantes durante o encontro.

A próxima reunião preparatória ocorrerá no dia 27/4 e deverão ser definidos os subtemas que serão trabalhados durante o ciclo.