Panorama fala sobre o projeto Cidadania Ribeirinha
Programa da TV Assembleia também aborda esta semana a criação de animais silvestres e o mercado imobiliário.
13/04/2015 - 13:03 - Atualizado em 14/04/2015 - 16:01O programa Panorama, da TV Assembleia, tem como temas esta semana o projeto Cidadania Ribeirinha, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a criação de animais silvestres e o momento atual do mercado imobiliário. Nesta terça (14/3/15), às 8h30, o programa fala sobre o projeto Cidadania Ribeirinha, iniciado em 2011 e que está agora em campo com os primeiros trabalhos para a segunda edição. O foco são populações que vivem às margens do Rio São Francisco, no Norte do Estado, região de muita história, cultura e meio ambiente riquíssimos, mas com muitos desafios sociais também.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
O projeto da Assembleia lidera uma rede de solidariedade, composta por gestores e entidades parceiros em prol do desenvolvimento socioambiental de comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Na primeira edição, foram beneficiadas localidades de quatro municípios: Itacarambi, Manga, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz. A segunda etapa chega às cidades de Januária e São Francisco, com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente.
O programa explica o que foi feito nas regiões recebidas pelo projeto e o que vem pela frente na nova etapa. Participam da conversa o gestor do Cidadania Ribeirinha pela ALMG, Márcio Santos, e o analista de Gestão, Proteção e Restauro do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Rodrigo Faleiro.
O programa será reprisado às 19h30 desta terça (14) e a 1 hora da manhã desta quarta (15).
Criação de animais silvestres
Nesta quarta-feira (15), às 8h30, o Panorama vai falar sobre as regras para a criação e a compra de animais da fauna brasileira. O telespectador também saberá como denunciar o comércio ilegal. Estima-se que, para cada animal silvestre que chega a um comprador, pelo menos nove morrem, devido às condições ilegais de captura e transporte. Conforme a ONG Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, no Brasil, cerca de 38 milhões de indivíduos de 12 milhões de espécies são retirados de habitat natural todo ano. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilícita mais lucrativa do planeta, perdendo apenas para o tráfico de drogas e para o de armas.
Participam do programa a gerente de Proteção da Fauna e Flora do Instituto Estadual de Florestas, Luciana Carneiro, que possui mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais, e o veterinário Marcos de Mourão Motta, especialista no tratamento de aves e animais silvestres. Marcos é pós-graduado em clínica cirúrgica pela PUC Minas e é fundador da ONG Asas e Amigos da Serra, que cuida de cerca de 500 animais vítimas de tráfico, maus-tratos ou acidentes.
O programa terá reprise às 19h30 desta quarta (15) e a 1 hora da manhã desta quinta (16)
Como anda o mercado imobiliário?
O Panorama analisa, nesta quinta-feira (16), às 8h30, o momento atual do mercado imobiliário, setor econômico que cresceu muito, especialmente depois da crise internacional de 2008, mas que, agora, diminui o ritmo. Segundo um levantamento feito em bancos centrais de mais de 50 países, o aumento do preço de imóveis no Brasil foi o maior do mundo, entre 2008 e 2013, com alta de 121%. Mas, no ano passado, o setor fechou com crescimento, pouco acima da inflação, além de ter começado 2015 com índices abaixo do IPCA.
O programa recebe o coordenador do curso de Administração da Faculdade Ibmec, Eduardo Coutinho, e o presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais, Otimar Bicalho, que representa empresas dos segmentos de administração de imóveis e de condomínios, corretagem, incorporação e loteamento.
Os convidados explicam como o setor reage à retração da economia brasileira e aos impactos do aumento dos juros de financiamentos imobiliários nas decisões de compra de imóveis.
O programa será reprisado às 19h30 desta quinta (16) e à 1 hora da manhã desta sexta (17).