Comissão debate situação dos funcionários da Belocal
Mineradora instalada em Matozinhos paralisou atividades por questões ambientais; desemprego ameaça 200 trabalhadores.
07/04/2015 - 17:50A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública nesta quarta-feira (8/4/15) para discutir a situação dos funcionários da Mineração Belocal, em Matozinhos (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A empresa paralisou suas atividades há três semanas devido a uma pendência na Justiça relacionada a licenciamento ambiental.
A reunião, solicitada pelo deputado João Alberto (PMDB), será realizada no Auditório da ALMG, a partir das 9 horas. Com a paralisação da unidade da Belocal em Matozinhos, 200 trabalhadores estão ameaçados de perder seus empregos até o final deste mês. O objetivo da audiência pública é discutir alternativas para assegurar uma saída legal que permita à empresa garantir os empregos dos seus 200 funcionários.
João Alberto tem acompanhado a situação de perto e relata sua preocupação em manter os empregos da Belocal, a segunda maior empresa de Matozinhos. O parlamentar foi procurado pelo prefeito Antônio Divino de Souza e afirma que as autoridades locais estão preocupadas com os danos sociais e econômicos que o fechamento da mineradora pode causar à cidade.
A empresa já tem um cronograma para desligar os fornos e demitir os trabalhadores. “O que a empresa precisa, diz o deputado em seu requerimento, é ter autorização para manter os fornos ligados, até que seja definida uma possibilidade legal”. "A situação é grave e já motivou a transferência de 60 funcionários para outros municípios, prejudicando centenas de famílias", observa ele.
Convidados – Foram convidados a participar da reunião as seguintes autoridades: o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Sávio de Souza Cruz; o promotor de justiça, coordenador regional das Promotorias de Meio Ambiente, Mauro da Fonseca Ellovitch; o prefeito municipal de Matozinhos, Antônio Divino de Souza; o secretário municipal de Desenvolvimento Social de Matozinhos, Júlio César de Oliveira; e o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Matozinhos, Vinícius Araújo Silva.