A comissão aprovou a realização de oito audiências públicas e duas visitas

Atraso em obras de hospitais regionais preocupa deputados

Comissão de Saúde aprova audiência pública para debater os motivos da demora na construção desses hospitais.

18/03/2015 - 19:47

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na tarde desta quarta-feira (18/3/15), requerimento de audiência pública para debater a construção de hospitais regionais do Estado. Essa reunião, solicitada pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), vai tratar dos atrasos nessas obras e da previsão de inauguração desses hospitais. “O drama da paralisação está presente em várias cidades. O embate entre PT e PSDB não pode influenciar a forma de tratar o Estado. Em todos os lugares parou tudo”, destacou o parlamentar.

Ao todo, a comissão aprovou a realização de oito audiências públicas e duas visitas. De autoria coletiva dos membros da comissão – deputados Antônio Jorge (PPS), Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta e Doutor Jean Freire (PT) -, foi aprovado requerimento de visita ao Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), a fim de conhecer as demandas da categoria.

O deputado Antônio Jorge teve três requerimentos para audiências públicas aprovados. Uma delas será em Contagem (RMBH), para discutir a assistência hospitalar no município. Outra audiência é para discutir a atenção aos pacientes com doenças raras. A última é para debater o atendimento a pacientes psiquiátricos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Essa reunião vai tratar das metodologias de abordagem, acolhimento e encaminhamento das pessoas com quadros agudos de sofrimento mental.

O deputado Arlen Santiago solicitou audiência pública para debater os problemas de saúde dos servidores da educação e da saúde. O parlamentar quer analisar o volume de afastamentos, as doenças recorrentes e o impacto financeiro das licenças médicas.

Já o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) teve dois requerimentos aprovados. Ele pediu que seja realizada uma audiência pública para discutir a situação da saúde no Vale do Rio Doce. Outro tema que será debatido pela comissão, a pedido do parlamentar, é a judicialização da saúde. Essa reunião será realizada em conjunto com a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência.

De autoria do deputado Fabiano Tolentino (PPS), foi aprovado requerimento de audiência em Divinópolis (Centro-Oeste de Minas) para debater a situação do Hospital São João de Deus.

Por fim, a Comissão de Saúde aprovou visita ao Hospital da Polícia Militar, solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT). O objetivo é verificar denúncias de falta de infraestrutura e servidores na instituição.

Consulte o resultado da reunião.