Deputados da Comissão de Turismo visitaram secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico

Governo defende política de desenvolvimento estadual

Em encontro com o secretário Altamir Rôso, deputados da ALMG apresentam demandas para o crescimento do Estado.

17/03/2015 - 13:07 - Atualizado em 17/03/2015 - 15:27

A necessidade de criação de uma política de desenvolvimento para o Estado foi destacada nesta terça-feira (17/3/15), durante encontro dos deputados da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso. O titular da pasta se mostrou surpreso ao saber que não existe em Minas Gerais uma política que alcance todas as regiões do Estado, mas apenas uma que atende a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Para Altamir Rôso, se não for feita uma política de desenvolvimento estadual, o governo vai passar os próximos quatro anos lamentando as mesmas deficiências de cada região. No entanto, o secretário disse que o atual governo precisa conhecer o Estado, suas potencialidades e carências para, então, traçar suas diretrizes.

Na opinião do secretário, o desenvolvimento de uma região ou de um Estado não vem sem a força da indústria e, nesse sentido, ele defendeu uma posição mais agressiva de Minas Gerais no processo de industrialização. “Prefiro ter uma indústria com uma carga tributária mais baixa do que perdê-la para outro Estado”, disse Altamir Rôso.

A necessidade de promover o desenvolvimento de Minas Gerais recebeu apoio dos deputados da Comissão de Turismo. O presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), destacou sua abertura para ajudar na tramitação de projetos importantes para a área. Ele também ressaltou a importância do encontro para conhecer a situação do Estado.

O vice-presidente da comissão, deputado Felipe Attiê (PP), salientou que o desenvolvimento é a mola mestra do Estado e, por isso, é fundamental o crescimento do interior de Minas Gerais. Nesse sentido, ele destacou duas demandas do Triângulo Mineiro: a construção de um gasoduto e de um aeroporto internacional de cargas.

Já o deputado Fábio de Avelar (PTdoB) falou sobre a importância de Nova Serrana (Centro-Oeste de Minas), que, segundo ele, é uma das cidades que mais crescem no Estado.

O deputado Roberto Andrade (PTN) defendeu a necessidade de identificar, em cada região, sua vocação para o desenvolvimento. “Nosso partido é Minas Gerais e queremos vê-lo desenvolver-se”, disse.

Audiência na ALMG – Durante a reunião, o deputado Antônio Carlos Arantes disse que a comissão irá realizar uma audiência pública em abril para que o Estado possa apresentar sua proposta de ação no setor e pediu que o secretário participe. Em resposta, Altamir Rôso se colocou à disposição da ALMG e reforçou que esse momento é importante para discutir propostas com as esferas de poder e o setor produtivo.