Programa Panorama aborda perfil dos usuários de crack

Estarão em debate aspectos socioeconômicos da dependência química e os desafios para o tratamento da doença.

16/03/2015 - 11:50

A nova edição do programa Panorama, da TV Assembleia, que estreia nesta quinta-feira (19/3/15), abordará o perfil de quem usa crack, a partir de entrevistas feitas com aqueles que chegaram à rede de atendimento público do Estado. A pesquisa com usuários foi desenvolvida pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), polo de implementação da Política Estadual sobre Drogas.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua região.

Segundo o estudo, a maioria dos atendidos são homens, entre 25 e 29 anos, que experimentaram drogas, especialmente álcool e tabaco, pela primeira vez, ainda na adolescência. Muitos usuários procuraram ajuda sozinhos, mas também é grande o pedido de socorro por parte da família de quem usa a droga.

Para analisar aspectos socioeconômicos dos usuários de crack, assim como os desafios do tratamento da dependência química, o Panorama recebe o subsecretário de Políticas sobre Drogas do Governo de Minas, Rafael Miranda Alves Pereira, e a psicóloga Michelle Ralil, pesquisadora do Centro Regional de Referência em Drogas, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os convidados analisam os atendimentos desenvolvidos com os usuários de drogas nas áreas de saúde, de amparo psicológico e para a reinserção social.

O programa revela, ainda, depoimentos de dependentes químicos sobre destruição de laços familiares, falta de apoio pelo não-reconhecimento da dependência química como doença, perda de produtividade e mesmo do emprego. O programa estreia quinta (19) às 8h30, com reprises às 19h30 e à uma hora da manhã.