Plantação de café no Sul de Minas. A Femagri é promovida por cooperativa de cafeicultores de Guaxupé - Arquivo/ALMG

Comissão visita feira de cafeicultores em Guaxupé

Deputados vão percorrer a Femagri na próxima quinta-feira (19), às 10 horas.

13/03/2015 - 12:51 - Atualizado em 18/03/2015 - 10:58

Na próxima quinta-feira (19/3/15), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) estará em Guaxupé (Sul de Minas) para conhecer a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), promovida pela Cooxupé, a cooperativa de cafeicultores local. Solicitada pelo deputado Emidinho Madeira (PTdoB), a visita está marcada para as 10 horas, na Avenida Vereador Nelson Elias, 1.300B, bairro Japy.

Na justificativa do requerimento que motivou a visita, o deputado Emidinho Madeira explica que a Femagri, que está em sua 14ª edição, tem um papel relevante na cafeicultura, já que é um dos maiores espaços de articulação dos cafeicultores no País e um dos principais eventos do setor. “Quero mostrar para o cafeicultor que nós, da Assembleia, estamos dando muita importância para o assunto e para os envolvidos diretamente nessa cultura, desde os que colhem até os que vendem. Essa é uma boa oportunidade de estreitar a relação do homem do campo com os membros da comissão”, explica o parlamentar.

De acordo com a Cooxupé, a edição deste ano da Femagri, que vai abordar o tema “Viabilizando o Futuro da Cafeicultura Sustentável”, pretende alinhar as perspectivas da sustentabilidade com a de mecanização, de forma que o produtor perceba como os novos processos podem permitir um “plantio de qualidade, baixo custo, produtivo e sem agressões ao meio ambiente”. O evento em Guaxupé começa na quarta (18) e vai até sexta-feira (20).

No ano passado, a feira reuniu aproximadamente 23 mil pessoas, com visitantes de 232 municípios de 13 Estados do Brasil e cinco países.