Os requerimentos para os debates foram aprovados na reunião da Comissão de Assuntos Municipais realizada nesta terça (10)

Custo de implantação do Move será tema de audiência

Comissão de Assuntos Municipais também quer debater reclamações de passageiros do Move Metropolitano em Santa Luzia.

10/03/2015 - 11:40 - Atualizado em 10/03/2015 - 12:35

O Move (sistema de ônibus rápido de Belo Horizonte) será tema de duas audiências públicas da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os requerimentos para esse e outros debates, entre eles sobre o plano de desenvolvimento do Vetor Leste do Estado e a situação do setor eletroeletrônico de Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas), foram aprovados na reunião realizada nesta terça-feira (10/3/15).

O deputado Gilberto Abramo (PRB) quer discutir os custos da implantação do Move em Belo Horizonte, tendo como base matéria do jornal Hoje em Dia publicada no dia 26 de fevereiro, com denúncias de gastos desnecessários na adequação viária e na construção das estações de transferência do sistema.

Já a deputada Marília Campos (PT) teve aprovada audiência pública conjunta com a Comissão de Participação Popular para debater o Move Metropolitano de Belo Horizonte. Segundo o requerimento, os moradores de Santa Luzia (RMBH) reclamam de acidentes, assaltos, altas tarifas e ônibus lotados.

Outro requerimento aprovado, do presidente da comissão, deputado Fred Costa (PEN), é para discutir, em audiência pública, proposta de emenda à Lei Orgânica de Belo Horizonte que visa a permitir a construção de equipamentos públicos de saúde, educação e assistência social em áreas de proteção como praças, parques, reservas ecológica e espaços tombados, no limite de 15% da área protegida.

Comissão aprova duas audiências no interior

A comissão aprovou dois requerimentos de audiências públicas no interior de Minas. Da deputada Rosângela Reis (Pros), foi aprovada a realização de audiência pública em Ipatinga (Vale do Aço) para debater o Plano Master de Desenvolvimento do Vetor Leste do Estado, elaborado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Esse plano mapeará as potencialidades de todos os municípios do entorno da BR-381, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares.

Do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), foi aprovado requerimento para realizar audiência pública em Santa Rita do Sapucaí, para discutir o desenvolvimento socioeconômico da cidade, considerando as políticas municipais e estaduais de apoio ao setor eletroeletrônico, bem como suas dificuldades.

Consulte o resultado da reunião.