Comissão vai discutir situação do 3º Batalhão dos Bombeiros
Também foram aprovados requerimentos para a realização de audiências públicas no interior do Estado.
24/02/2015 - 12:02A falta de suporte estrutural e logístico do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Belo Horizonte, será tema de audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerimento para a realização do debate, de autoria do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), foi aprovado na reunião desta terça-feira (24/2/15). Segundo o parlamentar, os bombeiros do 3º Batalhão enfrentam dificuldades como falta de viaturas, equipamentos e combustível.
O deputado Sargento Rodrigues teve ainda outro requerimento aprovado, para que seja realizada audiência pública com objetivo de esclarecer denúncias de atos de ingerência praticados pelo prefeito de Campo Azul (Norte de Minas), Arnaldo Alves de Oliveira, na política de segurança pública local. De acordo com o parlamentar, o prefeito teria feito ameaças a policiais militares, em especial o soldado Ederson Rocha Batista.
Ainda de autoria do deputado Sargento Rodrigues, foi aprovado requerimento para homenagear o comandante e o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana e coronel Divino Pereira de Brito, respectivamente.
Comissão vai a duas cidades do interior
Durante a reunião, foram aprovados requerimentos para realização de audiências públicas em duas cidades do interior do Estado. O primeiro, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), é para que seja realizada audiência conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Itabirito (Região Central do Estado) para discutir a situação do rio Itabirito. Segundo o parlamentar, é baixa a qualidade das águas do principal curso d´água da sub-bacia, devido à contaminação por materiais tóxicos e esgoto.
De autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), foi aprovado requerimento de audiência em Andradas (Sul de Minas) para debater a questão da segurança pública no município e região. Segundo o parlamentar, a cidade está próxima da rota do crime leste paulista.
Outro requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva é de audiência pública sobre o aumento de furtos e roubos de aparelhos celulares no Estado, além da adoção de medidas de segurança para coibir esses crimes.
Deputados recebem aprovados no concurso de agente penitenciário
Os deputados da Comissão de Segurança Pública receberam novamente reivindicação para que sejam nomeados os aprovados no concurso para agente penitenciário realizado em 2012. Em nome da categoria, Wladimir Batista Dantas e Dener Guimarães Dias informaram que no último sábado (21) foi publicada a nomeação de 488 aprovados, mas ainda faltam os 170 últimos classificados no concurso. Eles cobraram a nomeação desses últimos colocados na lista de aprovados e receberam o apoio do deputado Sargento Rodrigues, que disse que umas das funções do Poder Legislativo é cobrar do Executivo essas nomeações.
Ainda sobre a nomeação de aprovados em concurso público, foi aprovado requerimento dos deputados Sargento Rodrigues e Cabo Júlio (PMDB) cobrando que o Poder Executivo convoque os candidatos excedentes do Curso de Formação de Sargentos.
De autoria do deputado Cabo Júlio, foi aprovado também requerimento cobrando do Executivo a convocação dos excedentes do concurso de perito criminal da Academia de Polícia Civil (Acadepol).