A deputada Liza Prado entregou manifestação de aplauso ao Sr. Maurício Alves Peçanha

Representante de pessoas com deficiência é homenageado

ALMG entregou manifestação de aplauso a fundador da Associação das Pessoas com Deficiência de Contagem, Maurício Alves.

18/12/2014 - 12:49

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entregou uma manifestação de aplauso ao fundador da Associação das Pessoas com Deficiência de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH), Maurício Alves Peçanha, na reunião desta quinta-feira (18/12/14).

A presidente da comissão e autora do requerimento para a homenagem, deputada Liza Prado (Pros), disse estar honrada em poder entregar a manifestação, “pela conduta exemplar” de Maurício como cidadão e como integrante da associação da qual é fundador. “Desejo que continue trabalhando em prol das pessoas com deficiência, que não querem receber sentimento de pena, querem apenas serem respeitadas e exercerem sua cidadania”, destacou.

Maurício Alves agradeceu a homenagem. Ele afirmou que a manifestação faz com que se sinta com mais coragem de lutar e encarar os desafios. “É um reconhecimento do Estado. Esse momento nunca vai ser esquecido”, salientou. Ele disse que sempre irá lutar para que políticas públicas em prol desse segmento da sociedade sejam discutidas e implantadas de fato.

Desafios – O homenageado falou, ainda, sobre o principal desafio para 2015. “Vamos começar uma discussão na RMBH sobre a criação da Frente Metropolitana de Acessibilidade", pontuou. Segundo ele, o objetivo é culminar com a implementação de conselhos municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Para Maurício, “é vergonhoso” que nos 34 municípios da RMBH ainda não se fale em acessibilidade em sua amplitude. Ele acrescentou que o estado dos transportes intermunicipal e interestadual é crítico. “É preciso subir se arrastando nos ônibus. É necessário que as leis sejam cumpridas”, criticou.

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Kátia Ferraz, esteve presente na reunião e parabenizou o trabalho exercido por Maurício Peçanha. Ela falou, também, sobre a importância da mudança de atitude e do olhar com relação às causas das pessoas com deficiência, com o objetivo de avançar nas conquistas. Além disso, ela sugeriu uma maior aproximação entre a ALMG e o Conselho Estadual.

Deputada faz balanço sobre trabalho da comissão

A deputada Liza Prado aproveitou a reunião para fazer um balanço da atuação da comissão. Segundo a parlamentar, houve um avanço em muitas questões. “Encaminhamos vários pedidos de providências a órgãos do Estado, provenientes de muitos temas discutidos durante audiências públicas na Assembleia”, ressaltou.

Liza Prado disse que dois temas que ganharam destaques nas discussões da comissão em 2014 foram a mobilidade urbana e a acessibilidade. “É preciso um olhar de sensibilidade. Prédios e edifícios não podem ter apenas belas formas, é necessário também pensar a acessibilidade”, destacou. A deputada criticou, também, problemas que ainda ocorrem em ônibus e banheiros, “que dificultam, em muitos casos, o acesso às pessoas com deficiência”.

Consulte o resultado da reunião.