Comissão discute avanços e desafios do Bolsa Família
Reunião será nesta quarta-feira (15), às 9 horas, no Auditório da Assembleia.
14/10/2014 - 12:05Nesta quarta feira (15/10/14), a Comissão de Direitos Humanos se reúne para discutir a promoção dos direitos humanos das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no País, por meio da transferência direta de renda do Programa Federal Bolsa Família. Na ocasião, também será divulgado o livro "Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania". A audiência será no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 9 horas, e foi requerida pelo deputado Rogério Correia (PT).
De acordo com a justificativa do parlamentar, a reunião pretende discutir a importância dos programas sociais para a promoção da igualdade.“O programa Bolsa Família é o responsável pela diminuição de cerca de 20% da desigualdade de renda no Brasil, além de manter crianças na escola e reduzir o índice de pobreza no País. Por isso, temos que ampliar os debates sobre os programas sociais e investir na qualidade de vida dos menos favorecidos”, disse o deputado.
Publicação – O livro “Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania” é uma parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em comemoração aos dez anos do programa, que se completaram em 2013 . A publicação reúne artigos que propõem uma reflexão sobre o Bolsa Família, abordando suas conquistas e desafios. O livro é dividido em três partes, que tratam da contribuição do programa para as políticas sociais, do perfil das famílias beneficiadas, dos impactos e resultados gerados e dos desafios e perspectivas do programa.
Para a reunião, foram convidados o coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, José Ferreira da Crus; e diretor-presidente do Instituto Pauline Reichstul, Pedro de Freitas Moreira.