Terrorismo no Oriente Médio na pauta do Sala de Imprensa
Programa inédito fala sobre as ações terroristas do grupo radical Estado Islâmico.
09/10/2014 - 14:45O programa Sala de Imprensa que estreia nesta quinta-feira (9), às 23 horas, na TV Assembleia, vai tratar de um assunto internacional que vem chamando a atenção do mundo inteiro nas últimas semanas. As notícias - e as imagens - da decapitação de dois jornalistas americanos e de um agente humanitário britânico chocaram toda a comunidade ocidental. O grupo que assumiu o atentado e divulgou as imagens é conhecido como Estado Islâmico e tem sua área de atuação centrada na Síria e no Iraque. O grupo já existe há mais de dez anos e surgiu como uma dissidência da organização terrorista Al-Qaeda, de Osama Bin Laden.
Assista aos últimos vídeos do programa Sala de Imprensa.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
O terrorismo e a violência política e religiosa na região do Oriente Médio vão ser analisados pelo chefe do departamento de Relações Internacionais da Pucminas, Jorge Lasmar. No programa, ele explica qual o perfil desses extremistas, de onde surge o grupo e quais as organizações que financiam suas ações.
A ação dos Estados Unidos no conflito e a posição brasileira manifestada pela presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral da ONU também são comentadas. Segundo Jorge Lasmar, as decapitações de civis são uma demonstração de força do grupo, com o objetivo de intimidar a comunidade internacional. “Isso mostra que eles não estão dispostos ao diálogo”, afirma o professor.
Participam do programa a jornalista Maria Rita Reis, que é pesquisadora do Grupo de Estudos sobre o Oriente Médio e Magreb (Geomm) e a jornalista especializada em assuntos internacionais, Heloisa Mendonça. As duas profissionais ajudam o espectador a contextualizar os conflitos no Oriente Médio, que apresentam nuances muitas vezes desconhecidas do grande público.
“É importante frisar que nem todo muçulmano é terrorista”, alerta Maria Rita. “Muitas vezes falamos sobre os rebeldes da Síria como um conjunto único, mas é preciso saber que são diversos grupos que têm conflitos entre si”, completa Heloísa.
Reprises - O Sala de Imprensa será reprisado nesta sexta-feira (10), ao meio-dia; no sábado (11), à meia-noite e às 21 horas; e no domingo (12), às 18 horas.