ALMG é referência em informação sobre as eleições
Com os serviços oferecidos, cidadãos mineiros ficam por dentro do pleito que mobiliza o País.
06/10/2014 - 17:53 - Atualizado em 07/10/2014 - 13:01Uma estrutura integrada de apoio ao cidadão e uma ampla cobertura jornalística confirmaram, mais uma vez, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como referência de informação sobre as as eleições, sobretudo na escolha dos 77 deputados que comporão a 18ª Legislatura. Essa prestação de serviços, que continua ao longo desta semana, reforça o papel do Parlamento mineiro nos momentos em que os brasileiros vão às urnas para decidir os rumos do País.
A mobilização na ALMG envolveu cerca de 260 servidores, que atuaram tanto na cobertura jornalística das eleições, na análise e divulgação dos resultados, quanto no atendimento ao público, seja de forma presencial ou a distância. Dessa forma, cidadãos, imprensa, parlamentares e servidores da Casa e de outros órgãos públicos não perderam nem um lance da ida dos brasileiros às urnas nas eleições para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
A face mais visível desse esforço é o Portal da Assembleia, em especial o hotsite Eleições 2014, disponível desde o início da semana passada e que contabilizou 15.583 visualizações de página ao longo do domingo de votação (5/10/14) até o início da tarde desta segunda-feira (6). Além da leitura de notícias e de disponibilizar o download do programa Divulga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o acompanhamento em tempo real da apuração dos votos, o hotsite traz a votação detalhada de candidatos no Estado e os perfis dos 77 deputados eleitos.
No Portal da Assembleia, fonte de informações sobre tudo o que diz respeito ao funcionamento do Legislativo estadual, o número de acessos foi ainda maior no mesmo período: 195.124 visualizações de página. A seção de notícias, que consolidou os números finais do pleito e trouxe ainda a análise dos resultados, com as repercussões na vida de milhões de mineiros nos próximos anos, contabilizou 14.963 visualizações de página.
Essas ferramentas são o resultado do esforço conjunto de profissionais tanto da área de comunicação da Casa quanto de outras áreas do seu corpo técnico. Esse conteúdo online pode ainda ser consultado, em outro formato, na edição especial do Assembleia Informa desta segunda-feira (6). Essa publicação institucional trouxe, em sua edição nº 4.533, os perfis de todos os deputados eleitos para a 18ª Legislatura, com fotos dos novos parlamentares, e explorou ainda aspectos como o índice de renovação da ALMG, a divisão por partidos, bancada feminina e campeões de votos.
TV Assembleia mobilizou 160 profissionais
A cobertura das eleições feita pela TV Assembleia, por sua vez, envolveu aproximadamente 160 profissionais. Neste ano, a programação especial das eleições foi além do padrão tradicional nesse tipo de cobertura e inovou com a adoção de flashes ao vivo, mostrando a votação de candidatos ao Governo do Estado e um dos candidatos à Presidência, superando inclusive grandes redes de TV no quesito instantaneidade.
“Transmitimos ao vivo os votos dos candidatos majoritários, Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga, e ainda do candidato a Presidência que votou em Belo Horizonte, Aécio Neves. À noite, repetimos a estratégia após os resultados, com as coletivas dos candidatos. Estávamos ao vivo em três pontos da cidade com a ajuda da tecnologia do mochilink (mochila com um modem com capacidade de transmitir, via sinal de celular, imagens ao vivo). Esse foi um avanço tecnológico que inaugurou uma nova tendência em nosso trabalho, que no geral foi muito positivo”, lembra a gerente-geral de Rádio e Televisão, Patrícia Porto.
A partir das primeiras horas de domingo (5), foram 19 horas de programação inédita, trabalho que se estendeu até a madrugada desta segunda (6). Além de flashes ao vivo, divulgação dos resultados, notícias sobre a votação no interior de Minas e em outras capitais e conteúdos produzidos por emissoras legislativas de outros Estados e pela TV Câmara, a cobertura teve ainda programas especiais e mesas redondas com especialistas sobre o cenário político em Minas Gerais e no País.
A programação especial das eleições começou ainda no sábado (4), com o último dia de campanha, e se estenderá pelos próximos dias, com a análise dos resultados da eleição e da composição da ALMG na próxima legislatura, com entrevistas exclusivas com os novos deputados.
Tanto o noticiário online quanto a cobertura da TV Assembleia também podem ser acompanhados por celular e tablet, por meio do aplicativo disponível para download gratuito na Apple Store.
Portas abertas - No domingo (5), a ALMG mais uma vez abriu suas portas ao público, das 17 às 24 horas. No hall principal do Palácio da Inconfidência, um telão instalado próximo ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) exibiu em tempo real os resultados do Divulga TSE. O espaço também contou com televisores para transmitir a programação especial da TV Assembleia.
Ainda no CAC, foi oferecido um serviço de emissão de boletins parciais de apuração, a partir dos dados do TSE, para todos os interessados. Até esta quarta-feira (8), os interessados ainda podem retirar, no CAC, boletins impressos com resultados das eleições em Minas.