Memória & Poder apresenta especial da Constituinte Mineira

Dividido em quatro partes, programa colheu depoimento de pessoas ligadas à redação da Carta Magna do Estado.

18/09/2014 - 18:43

A TV Assembleia exibe nesta semana série especial do programa Memória & Poder como parte das comemorações pelos 25 anos da Constituição Mineira. O programa, produzido em 2009 e dividido em quatro partes, ouviu o depoimento de 34 pessoas que estiveram ligadas ao processo de redação da Carta Magna do Estado. São deputados constituintes, funcionários da Assembleia, assessores técnicos e líderes de movimentos sociais. Histórias que revelam o clima, os desafios daquele período de abertura democrática e o que a Constituição Mineira representa para os dias de hoje. Os especiais começam a ser exibidos no próximo sábado (20/9/14).

Assista a todos vídeos do programa Memória & Poder.
Consulte aqui a sintonia da TV Assembleia na sua região.

No primeiro episódio, às 19h30, o programa mostra o panorama político brasileiro do período que antecedeu a abertura da Assembleia Constituinte mineira, os trabalhos preparatórios e o perfil do Parlamento mineiro. O segundo episódio vai ao ar no domingo (21), às 15h30, e revela como foi a participação dos movimentos sociais, as audiências públicas e reuniões temáticas que ajudaram na elaboração do projeto. As principais propostas e discussões do projeto da nova constituição estão no terceiro episódio, com exibição na segunda-feira (22), à meia-noite. A quarta e última parte será mostrada na quarta-feira (23), ao meio-dia, e apresenta outras propostas e a lembrança do dia da promulgação. Os entrevistados também opinam sobre o principal legado da Constituição Mineira de 1989.

As entrevistas foram feitas com os seguintes deputados constituintes: Ademir Lucas; Anderson Adauto; Antônio Genaro; Bonifácio Mourão, relator do projeto da nova Constituição; Elmiro Nascimento; Felipe Néri; Irani Barbosa; José Militão; Kemil Kumaira, presidente da Assembleia Constituinte; Luiz Vicente Calicchio; Nelinho Rezende; Romeu Queiroz; Ronaldo Vasconcellos; Sebastião Helvécio; e as deputadas Maria Elvira e Sandra Starling. E ainda: Jô Moraes, do Movimento Popular da Mulher; Carlos Calazans, ex-presidente da CUT/MG; Dalmir de Jesus, assessor técnico na Constituinte; Eni Carajá, presidente do Comitê Popular na Constituinte; Leonardo Henrique Noronha, assessor técnico na Constituinte; Maria Coeli Simões Pires, ex-secretária-geral da Mesa da ALMG; Menelick de Carvalho Neto, assessor técnico; Natália de Miranda Freire, assessora técnica na Constituinte; Renato Barros, Sind-Saúde; Roberto Carvalho, ex-presidente da Coordenação Sindical- MG e atual vice-prefeito de Belo Horizonte, entre outros.