ALMG realiza ciclo de debates sobre o futebol brasileiro
Evento está agendado para 24 de novembro e contará com a participação de diversas entidades e profissionais da área.
15/09/2014 - 14:14A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prepara, para 24 de novembro, um ciclo de debates sobre o futebol brasileiro. A 1ª reunião preparatória para o evento foi realizada na manhã desta segunda-feira (15/9/14), no Plenarinho I, com a presença de diversas entidades e profissionais da área. Para o deputado João Leite (PSDB), o evento será realizado "por tudo o que o esporte e o futebol representam para o povo brasileiro". O deputado defendeu maior aproximação entre o futebol e as escolas públicas.
A programação do ciclo de debates ainda será definida, mas estão em pauta temas ligados a legislação e políticas do futebol brasileiro, gestão e governança do futebol, além de questões técnicas, científicas e tecnológicas. "A ideia é formatar propostas de modernização e moralização do futebol brasileiro e agrupá-las em um documento a ser entregue para presidente, governadores e parlamentares que serão eleitos", afirmou o preparador físico Francisco Adolfo Ferreira, diretor executivo do Centro de Excelência em Performance de Futebol.
O presidente da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (Abex), Ocimar Bolichenho, afirmou que os clubes de futebol estão falidos e defendeu a profissionalização da gestão dos clubes. Segundo ele, é urgente revisar o papel dos dirigentes estatutários e dos agentes de futebol. O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Antônio Sérgio Santos, sugeriu que sejam debatidos, entre outros assuntos, o Código Brasileiro de Justiça Esportiva e a atuação dos Tribunais de Justiça Desportiva.
O vice-presidente do Conselho dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Educação Física (Condiesef-MG), Heber Eustáquio de Paula, defendeu a criação de um Marco Regulatório para o Futebol. "Futebol não é propriedade da iniciativa privada", enfatizou. O vice-presidente de Assuntos Políticos da Associação Mineira dos Cronistas Esportivos (Amce), Ronan Ramos de Oliveira, lembrou a importância da participação da imprensa nos debates.
Também participaram da reunião o diretor executivo da Federação Mineira de Futebol, Paulo Bracks; o educador físico e professor do Centro Universitário Uni-BH, Bruno Ungheri; os treinadores Alexandre Barroso e Wagner Alves; a advogada Simone Villarino, da OAB-MG, além de servidores da ALMG. Deverão ser convidadas para o evento personalidades do futebol brasileiro e até do exterior. A próxima reunião preparatória está agendada para segunda-feira (22/9/14), às 9h30, na ALMG.