Sinal da TV Assembleia poderá sofrer interferência solar

Problema ocorrerá até 24 de setembro devido ao alinhamento entre o sol, o satélite retransmissor e as antenas de TV.

05/09/2014 - 17:15

A partir desta segunda-feira (5/9/14) até o dia 24 de setembro, o sinal da TV Assembleia poderá sofrer interferência solar e a recepção da emissora poderá ficar prejudicada por alguns minutos. O problema poderá ocorrer entre 14h38 e 15h11, variando de cidade para cidade. Esses horários são uma média para o Estado e cada cidade tem seu próprio horário de início e fim das interferências, dependendo da sua latitude.

Consulte aqui a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

A interferência solar acontece todos os anos, no equinócio de outono (aproximadamente na segunda quinzena de março) e da primavera (aproximadamente na segunda quinzena de setembro), por causa do alinhamento entre as antenas transmissoras e receptoras de televisão, o satélite que retransmite o sinal e o sol.

Isso acontece porque o sol irradia ondas eletromagnéticas em uma ampla faixa de frequências, incluindo as utilizadas por todas as emissoras de TV. As ondas irradiadas pelo sol interferem nas ondas irradiadas pelas emissoras de TV e pelo satélite.

O sinal da TV Assembleia é enviado via satélite para os transmissores dos canais 35 e 61 em Belo Horizonte e para todos os retransmissores fora de Belo Horizonte. A antena transmissora da TV Assembleia e todas as antenas receptoras estão apontadas para o satélite, que se movimenta numa órbita ao redor da Terra, que, por sua vez, obedece aos movimentos de rotação e translação ao redor do sol.