Além de presidente da Academia Montesclarense de Letras, Yvonne Silveira é fundadora da Academia Feminina de Letras de Montes Claros

Centenário de educadora de Montes Claros é lembrado na ALMG

Professora Yvonne de Oliveira Silveira recebeu homenagem em Reunião Especial de Plenário.

14/08/2014 - 21:20

O papel de destaque ocupado nos campos da educação e da literatura pela presidente da Academia Montesclarense de Letras, Yvonne de Oliveira Silveira, foi lembrado pelos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em homenagem realizada no Plenário nesta quinta-feira (14/8/14), que celebrou os 100 anos de vida da educadora, nascida em 30 de dezembro 1914.

Nas palavras do deputado Carlos Pimenta (PDT), que solicitou a homenagem, Yvonne é uma das personalidades “mais queridas e admiradas” de Montes Claros. “Poetisa, cronista e educadora, ela chega ao centenário de uma vida bem sucedida, em plena atividade e exercendo seus talentos”, comentou o deputado, que foi aluno de Yvonne. Carlos Pimenta ainda enfatizou que a homenageada, que é professora emérita da Unimontes, despertou em seus alunos uma relação baseada em mútua admiração.

O parlamentar, que também representou o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PP), falou que a homenagem prestada à Yvonne Silveira era uma das mais lindas em que já esteve. “Dificilmente presenciamos tamanha coerência e lucidez em uma pessoa ao longo de seus 100 anos de vida”, disse.

Agradecimentos - “A emoção está me dominando, porque jamais imaginei que estaria neste espaço privilegiado, recebendo uma homenagem da Assembleia Legislativa de Minas. As homenagens são como orvalhos caídos nas folhas ressequidas de minha vida”, agradeceu a homenageada.

Em seu discurso, Yvonne ressaltou o papel da ALMG no contexto da democracia e da administração. Na sua avaliação, Montes Claros sempre contou com dignos representantes no Legislativo, que têm lutado pela região Norte de Minas Gerais. Dirigindo-se ao deputado Carlos Pimenta, ela disse se orgulhar de seu trabalho no Parlamento mineiro, servindo ao Estado.

Além de presidente da Academia Montesclarense de Letras, Yvonne Silveira é fundadora da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, da qual é presidente de honra. Em parceria com o marido, Olyntho Silveira, escreveu “Brejo das Almas – Crônicas e Histórias”. Já em parceria com Zezé Colares escreveu os livros “Montes Claros de ontem e de hoje” e “Folclore para crianças”. Além disso, é autora das obras “Cantar de Amiga” e “Montes Claros- Crônicas”.

O deputado Gil Pereira (PP) também participou da reunião.