Workshop em BH avalia ações dos Objetivos do Milênio
Assembleia acompanhou nesta sexta (8) os debates e as articulações em torno da agenda de trabalho da ONU.
08/08/2014 - 12:36A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) acompanhou, nesta sexta-feira (8/8/14), o 1º Workshop Metropolitano dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), realizado na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte. Na abertura do evento, a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves, destacou a importância do encontro na colaboração para que os oito objetivos sejam alcançados e que as discussões e avaliações feitas ajudem para a articulação em 2015.
Os oito Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) são: acabar com a fome a e miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Girlene Reis, afirmou que o debate será importante para avaliar o alcance dos objetivos do milênio que terminam em 2015 e sua transição para a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem seguir até 2025. Ela lembrou ainda a importância de capacitar os municípios com ferramentas para atingir os objetivos e envolver a participação da sociedade no debate.
Já a a representante do Núcleo ODM Minas Gerais, Rosane Castro, ressaltou que ainda há muito trabalho a fazer e que é grande o desafio de levar essa agenda à boa parte dos municípios mineiros. Ela informou que Minas Gerais tem seis núcleos regionais e mais de 50 instituições parceiras, com a constante promoção de encontros, seminários, debates e ciclos.
Após a abertura do workshop, os participantes seguiram a programação das palestras e oficinas que se encerrariam ao final desta sexta-feira.