Reunião Especial de Plenário homenageou, na quinta-feira (7), a empresa alimentícia Petisco & Mara

Petisco & Mara recebe homenagem na ALMG

Empresa alimentícia da região do Rio Doce completou 58 anos.

07/08/2014 - 21:50

Homenagear a Petisco & Mara, empresa do Vale do Rio Doce, pelos seus 58 anos de existência. Esse foi o objetivo de Reunião Especial de Plenário realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta quinta-feira (7/8/14).

Autor do requerimento que deu origem à homenagem, o deputado André Quintão (PT) destacou que a Petisco & Mara surgiu num momento em que Minas Gerais buscava diversificar sua economia e o Brasil estava saindo do modelo agroexportador rumo a uma industrialização maior. “Estamos provando que é possível o país seguir a trilha do desenvolvimento com distribuição de riqueza e justiça social”.

O parlamentar também destacou a relevância de homenagear uma grande empresa de porte regional, que não “se deixou seduzir” por capitais mais desenvolvidas. “O que estamos fazendo aqui hoje é reconhecer o relevante papel econômico e social desta importante empresa, que deve servir de exemplo para outras. Uma marca é constituída de pessoas”, frisou Quintão.

Em sua fala, o presidente da Petisco & Mara, Wantuil Teixeira de Paula, contou aos presentes sobre sua origem humilde e falou da saudade que sente do antigo sócio, José de Alencar. “Zé foi nosso colega de quarto de pensão. Íamos ao cinema juntos, tornou-se meu cunhado e político também. Teria sido presidente, se a doença não o tivesse levado tão cedo”.

O fundador da empresa, com 85 anos, também destacou seu compromisso com o trabalho. “Não tive tempo ocioso, nem para mim nem para minha família. O amor à terra não me deu tempo para pensar em deixar Caratinga. Não me arrependo de nada, ainda tenho muito por fazer. Não sei quando vou parar”.

Representando o presidente da ALMG, o deputado Adalclever Lopes (PMDB) ressaltou que o presidente Wantuil “soube explorar as oportunidades que se apresentaram em seu caminho, mas sem se afastar do cotidiano da região onde se encontra”. Ele também falou do compromisso constante da Petisco & Mara com obras sociais e filantropia. “Eles servem alimentos de qualidade à mesa de milhares de brasileiros, com grande produção, maior número de funcionários e tecnologia de ponta. E agora estão também diversificando os negócios, atuando no mercado imobiliário e na pecuária”.

O evento contou com participação do Coral da Assembleia, que apresentou as canções Berimbau, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, e Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro (Braguinha).

Petisco & Mara – A empresa foi fundada na década de 50 por Wantuil de Paula e o ex-presidente da República, José de Alencar Gomes da Silva. As fábricas matriz Mara e a filial Petisco localizam-se nos municípios de Santa Rita de Minas e Caratinga, respectivamente. Com a produção de massas e biscoitos, atendem os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. A produção mensal chegará ao final de 2014 a 1,5 milhões de quilos de macarrão e 2 milhões de quilos de biscoito.