Preços de placas de automóveis preocupa deputados

Comissão de Assuntos Municipais vai se reunir com representantes do Detran/ MG para tratar do assunto nesta terça (12).

08/08/2014 - 13:50

Os deputados da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) devem ser recebidos pelo delegado geral do Departamento de Trânsito (Detran/ MG), Anderson Alcântara. A visita, marcada para a próxima terça-feira (12/8/14) às 11h, será para tratar dos preços de venda de placas em Minas Gerais.

O requerimento para a reunião, do deputado Paulo Lamac (PT), destaca a situação de Viçosa (Zona da Mata), onde os preços seriam abusivos. A denúncia está em um relatório elaborado por vereadores do município entregue à comissão. Suspeita-se da existência de práticas ilegais nesse mercado, como oligopólio e combinação de preços.

As placas são vendidas em todo o Estado por empresas terceirizadas devidamente credenciadas pelo Detran/ MG. O órgão alega que dessa maneira os preços são regulados pelo mercado e, por isso, não é necessário tabelamento, que poderia gerar práticas ilegais, como o favorecimento de algumas empresas.

De acordo com a assessoria de Paulo Lamac, o objetivo da visita ao Detran/ MG é entender melhor como funciona o credenciamento e a fiscalização. Também pretende-se entender quais seriam as possíveis causas dos preços que, segundo os vereadores que fizeram a denúncia em Viçosa, seriam abusivos. A comissão já havia enviado um pedido de informações ao Departamento de Trânsito em março deste ano, mas não obteve resposta.