ALMG leva concerto de música barroca a Nova Era
Evento será realizado em todo o Estado e integra Agenda Comemorativa do Bicentenário de morte de Aleijadinho.
06/08/2014 - 11:37Com o objetivo de divulgar ao público a música barroca do período colonial mineiro, de forma a popularizar o estilo dentro de sua perspectiva musical, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Comissão OAB Cultural – Seção Minas, leva ao município de Nova Era (Região Central) o projeto Concertos Comentados de Cravo – Nosso Barroco Mineiro, que será realizado nesta quarta-feira (13/8/14), às 20 horas, na Igreja Matriz de São José (Praça Matriz, s/n, Manjahy). A entrada é gratuita.
A série de recitais itinerantes integra a Agenda Comemorativa do Bicentenário da Morte de Aleijadinho, que reúne várias iniciativas culturais de valorização da vida e obra deste artista mineiro, ícone do Barroco. Nova Era é a terceira cidade a receber o concerto, que em julho já passou por Diamantina (Região Central) e Caxambu (Sul de Minas), e já tem apresentações confirmadas em Teófilo Otoni (Jequitinhonha) e Ipatinga (Rio Doce), nos dias 15 e 17 de agosto, respectivamente.
A série de recitais ainda vai passar nos próximos meses por Ouro Preto (Central), Paracatu (Noroeste), Montes Claros (Norte), Oliveira (Centro-Oeste), São João del-Rei (Central), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberlândia (Triângulo), Sabará (RMBH) e Curvelo (Central), em datas a serem confirmadas.
Programa – Nos eventos, o cravista Antonio Carlos de Magalhães executará obras sacras e profanas do Século XVIII transcritas para o cravo, instrumento típico do período. O instrumento utilizado será um raro cravo dobrável (clavecin brisé), construído segundo Jean Marius (1713). De forma didática, o músico abordará aspectos musicais relevantes relacionados a obra, artista e instrumento.