Ricardo Marçal realiza projetos de democratização da música em Minas

Segunda Musical está de volta e apresenta dois violonistas

Marco Teruel e Ricardo Marçal abrem a 2ª parte da temporada 2014, nesta segunda (4), às 20 horas, no Teatro.

04/08/2014 - 11:45

Os violonistas Marco Teruel e Ricardo Marçal abrem a segunda parte da temporada 2014 do Segunda Musical, nesta segunda-feira (4/8/14), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O programa será dividido em duas partes, sendo a primeira com Ricardo Marçal. Serão executadas obras dos compositores Tōru Takemitsu, Francisco Tárrega, Luys de Narváez, Johann Sebastian Bach, Franz Schubert e Joaquín Rodrigo.

Marco Teruel cursa o Master of Music pela University of Southern California, em Los Angeles (EUA), sob orientação do professor Scott Tennant, um dos membros fundadores do renomado Los Angeles Guitar Quartet. Ele já se apresentou como solista em salas do Brasil e dos EUA. Em formações de câmara, dividiu o palco com artistas como Fábio Zanon, José Antonio Escobar, Vladimir Gorbach e com o grupo Los Angeles Guitar Quartet.

Ricardo Marçal formou-se em Música pela UFMG e deu continuidade aos estudos com o violonista Fábio Zanon. A convite do maestro Oscar Ghiglia, aperfeiçoou-se também nos cursos de verão da Accademia Musicale Chigiana, de Siena (Itália). Ricardo tem se apresentado como solista nas mais importantes salas do Brasil e vem se dedicando, ainda, a projetos de democratização da música. Em recente turnê com o Quarteto de Cordas da família Barros, apresentou um repertório de obras da chamada Primeira Época de Ouro do Violão.