Panorama debate reposição hormonal nesta quarta (16)

Programa da TV Assembleia vai ao ar às 8h30 e tem reprises às 19 horas e 1 da manhã.

14/07/2014 - 11:53

O Panorama desta quarta-feira (16/7/14) trata da reposição hormonal, o principal tratamento para combater os sintomas da menopausa. O programa da TV Assembleia, que vai ao ar às 8h30, fala sobre as ondas de calor, irritabilidade, insônia, falta de libido que podem ser razões para o tratamento.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade

Toda mulher, normalmente entre os 45 e os 55 anos, apresenta pelo menos um desses sintomas. A menopausa é uma fase natural da vida feminina que, como defendem alguns especialistas, pode ser mais fácil com a ajuda da terapia de reposição hormonal. O tratamento, no entanto, ainda é cercado de receios e dúvidas. Muitas mulheres têm medo dos possíveis efeitos colaterais, como o aumento nos riscos do câncer e da osteoporose.

Para falar sobre o assunto e esclarecer se existem riscos, o programa recebe a ginecologista Ana Valadares, que é presidente do Comitê de Climatério da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais, pesquisadora da Unicamp e professora do Curso de Medicina da Unifenas; e também o endocrinologista Márcio Lauria, doutor em Medicina e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG.

O programa tem reprises às 19 horas e à 1 hora da manhã.