Memória & Poder reapresenta programa com Plínio Sampaio

Ex-deputado federal fala sobre sua trajetória política em programa da TV Assembleia, gravado em 2005.

09/07/2014 - 17:49

O programa Memória e Poder, da TV Assembleia, apresenta na edição desta semana o depoimento do ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio. O episódio, gravado em 2005, será reapresentado em homenagem ao político, que faleceu na última terça-feira (8/7/14), em São Paulo. Plínio narra sua trajetória desde os tempos da chamada Terceira Via do Partido Democrata Cristão (PDC). O programa vai ao ar neste sábado (12), às 20 horas.

Assista aos últimos vídeos do programa Memória & Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Ao longo da carreira política, Plínio exerceu três mandatos como deputado federal. A primeira eleição foi em 1962 pelo extinto Partido Democrata Cristão (PDC). No Legislativo Federal, Plínio participou, em 1964, da sessão que declarou vaga a Presidência da República no Congresso Nacional. O ato homologou a deposição do presidente João Goulart. Naquele mesmo ano, Plínio foi cassado pelo Ato Institucional nº 1 e teve de se exilar no exterior.

Plínio Sampaio viveu exilado no Chile e nos Estados Unidos durante 12 anos. Retornou ao Brasil no início do processo de abertura política e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Em 1986, Plínio Sampaio foi eleito pelo PT para a Assembleia Geral Constituinte e destacou-se como um dos defensores da reforma agrária com a extinção dos latifúndios.

Em 2005, durante o escândalo do mensalão, Plínio de Arruda Sampaio se desfiliou do PT por discordar do resultado de uma eleição interna que escolheu Ricardo Berzoini para a presidência do partido.

Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (13), às 15h30; na segunda-feira (14), à meia-noite; na terça-feira (15), às 21 horas; e, na quarta-feira (28), às 12 horas. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal digital 612, canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.