Panorama vai retratar a vida de imigrantes haitianos

O programa da TV Assembleia ainda aborda, durante a semana, a moda mineira e o consumo de álcool.

03/07/2014 - 18:58

O programa Panorama da TV Assembleia desta terça-feira (8/7/14) vai falar sobre os imigrantes haitianos no Brasil e em Minas Gerais. A migração começou em 2010, ano em que o Haiti passou por uma das maiores tragédias já vistas. Um terremoto causou a morte de mais de 300 mil pessoas, feriu 250 mil e deixou um milhão e meio de desabrigados. Segundo a Organização das Nações Unidas, o Haiti é o país mais pobre do continente americano, 60% da população é subnutrida e mais da metade vive abaixo da linha de pobreza, com menos de 1 dólar e 25 cents por dia.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Será abordada, no programa, pesquisa feita por professores da PUC-MG, que contabilizou, no fim de 2013, 20 mil imigrantes haitianos no Brasil. O trabalho buscou traçar o perfil desses imigrantes, com dados de órgãos do governo federal e também por meio de entrevistas. Os entrevistados serão o coordenador da pesquisa, Duval Fernandes, doutor em demografia e professor da Pós-Graduação em Geografia da PUC-MG e também a coordenadora social do Centro Zanmi, projeto jesuíta de apoio e acolhimento aos migrantes e refugiados no Brasil, Luciana Lorenzi. O programa estreia às 8h30.

Moda Mineira – Já na quarta-feira (9), o programa vai abordar a indústria da moda mineira, um setor que, só em 2011, movimentou 7 bilhões de reais no Estado, gerando emprego e renda para 230 mil mineiros, segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais e o IBGE. De acordo com o governo do Estado, 97,5% das indústrias em atividade no ramo são de pequeno e médio porte, concentradas, principalmente, no segmento das confecções.

Os produtos diferenciados e com design inovador da moda mineira têm conquistado clientes nacionais e internacionais. E e a força da moda mineira não está apenas nos números, mas também nos conceitos que são criados. No estúdio, falam sobre o tema Flávio Roscoe, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a analista do Sebrae-Minas, Denize Pinho. O programa vai ao ar às 8h30.

Alcoolismo - na quinta-feira (10), o Panorama fala sobre o alcoolismo. O álcool é socialmente aceito e, muitas vezes, tem o consumo incentivado por amigos e também pela família, até mesmo entre os mais jovens. As propagandas mostram pessoas felizes, bonitas e enturmadas, sempre com um copo na mão. Mas qual o limite entre beber socialmente e ser dependente do álcool?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, uma em cada 20 mortes no mundo está diretamente relacionada ao consumo de álcool. A OMS alerta que a bebida não apenas provoca danos diretos à saúde, mas aumenta a frequência de infecções e está por trás da ocorrência de crimes e acidentes.

Foram convidados a participar do programa Jerson Antunes, especialista em Clínica Médica do Centro Mineiro de Toxicomania e a psicóloga clínica e organizacional, Sandra Rodrigues, que foi presidente Nacional dos Alcoólicos Anônimos durante cinco anos e hoje é colaboradora da entidade. Eles falam das dúvidas mais comuns sobre o alcoolismo, o preconceito em torno da doença, os sinais de alerta e os tratamentos. O programa estreia às 8h30. As reprises acontecem às 19h e à 1h.