Panorama aborda hortas caseiras e comunitárias

As causas e os tipos mais comuns de dor de cabeça também estão em pauta no programa nesta semana.

01/07/2014 - 17:23

O programa Panorama da TV Assembleia desta terça-feira (1º/7/14) vai falar sobre as hortas caseiras e comunitárias, cada vez mais comuns nos dias de hoje. Ervas, hortaliças e temperos podem ser plantados dentro de casa, no quintal, no jardim, em pequenos canteiros, vasos nas paredes ou em terrenos, onde a comunidade divide as áreas de cultivo, o trabalho, os custos de produção e a colheita.

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) aponta Belo Horizonte como um exemplo a ser seguido, pela quantidade de hortas na zona urbana e no entorno da cidade. Segundo a FAO, o principal benefício desse tipo de cultivo é o acesso a alimentos de qualidade para famílias de baixa renda. O estudo foi realizado em 110 municípios, de 23 países.

No estúdio, Laerte Suzuki, representante da Fundação Mokiti Okada, que desenvolve o projeto Horta Caseira e Vida Saudável, e Sebastião Carlos de Lima, gerente de Apoio a Produção e Comercialização de Alimentos da Prefeitura de Belo Horizonte, abordam o assunto. O programa estreia às 8h30h.

Dor de cabeça – Já na quarta-feira (2), o Panorama discute uma das queixas mais frequentes de pessoas do mundo todo: a dor de cabeça. A ciência calcula que 95% da população apresentará esse problema pelo menos uma vez na vida, pelas mais diversas causas, como estresse, uso de medicamentos, falta de sono ou até um cheiro incômodo.

No programa, os neurologistas Henrique Carneiro, cefaliatra e coordenador do Ambulatório de Cefaleia da Santa Casa de Belo Horizonte, e Renata Lysia, cefaliatra que integra o corpo clínico do Hospital Mater Dei, falam sobre os tipos mais comuns de cefaleia, as causas e as predisposições para sofrer com esse mal e os tratamentos disponíveis hoje em dia.

Os programa estreiam às 8h30 e serão reprisados às 19 horas e à 1 hora da manhã.