Presidente da ALMG acompanha posse de nova direção do TJMG
Bitencourt Marcondes é o mais jovem desembargador já eleito para presidir o Tribunal de Justiça.
30/06/2014 - 20:12O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), participou, na noite desta segunda-feira (30/6/14), da posse da nova direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes. Aos 51 anos de idade, o desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes é o mais jovem presidente do Tribunal de Justiça. Nascido em Caçapava (SP), ingressou na magistratura em 1990 e é desembargador desde 2006. Em entrevista à imprensa, Dinis Pinheiro elogiou a competência do novo dirigente do TJMG.
A eleição de Bitencourt Marcondes foi citada pelo ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como uma escolha histórica, que encerra uma tradição de se adotar o critério da antiguidade na escolha do presidente do TJMG. O próprio Bitencourt Marcondes, no entanto, afirmou que sua eleição não significa uma ruptura, uma vez que aconteceu sem qualquer imposição. Ele acrescentou que a prioridade de sua gestão será a Justiça de primeira instância, anunciando que, até o final do ano, será implantado o processo judicial eletrônico em todas as varas judiciais da Capital.
Também integram a nova direção do TJMG os desembargadores Fernando Caldeira Brant (1º-vice-presidente), Kildare Carvalho (2º-vice-presidente), Wander Sérvulo dos Santos (3º-vice-presidente), Antônio Sérvulo dos Santos (corregedor-geral) e Marcílio Eustáquio Santos (vice-corregedor-geral). O presidente da ALMG acompanhou a cerimônia ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Também integraram a mesa da solenidade, entre outras autoridades, a ministra Carmen Lúcia, do STF, o governador Alberto Pinto Coelho (PP) e o ex-governador Antonio Augusto Anastasia.