A solenidade de posse da nova direção do Tribunal de Justiça foi realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes

Presidente da ALMG acompanha posse de nova direção do TJMG

Bitencourt Marcondes é o mais jovem desembargador já eleito para presidir o Tribunal de Justiça.

30/06/2014 - 20:12

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), participou, na noite desta segunda-feira (30/6/14), da posse da nova direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes. Aos 51 anos de idade, o desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes é o mais jovem presidente do Tribunal de Justiça. Nascido em Caçapava (SP), ingressou na magistratura em 1990 e é desembargador desde 2006. Em entrevista à imprensa, Dinis Pinheiro elogiou a competência do novo dirigente do TJMG.

A eleição de Bitencourt Marcondes foi citada pelo ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como uma escolha histórica, que encerra uma tradição de se adotar o critério da antiguidade na escolha do presidente do TJMG. O próprio Bitencourt Marcondes, no entanto, afirmou que sua eleição não significa uma ruptura, uma vez que aconteceu sem qualquer imposição. Ele acrescentou que a prioridade de sua gestão será a Justiça de primeira instância, anunciando que, até o final do ano, será implantado o processo judicial eletrônico em todas as varas judiciais da Capital.

Também integram a nova direção do TJMG os desembargadores Fernando Caldeira Brant (1º-vice-presidente), Kildare Carvalho (2º-vice-presidente), Wander Sérvulo dos Santos (3º-vice-presidente), Antônio Sérvulo dos Santos (corregedor-geral) e Marcílio Eustáquio Santos (vice-corregedor-geral). O presidente da ALMG acompanhou a cerimônia ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. Também integraram a mesa da solenidade, entre outras autoridades, a ministra Carmen Lúcia, do STF, o governador Alberto Pinto Coelho (PP) e o ex-governador Antonio Augusto Anastasia.