O Parque Estadual do Sumidouro foi criado em 1980 - Arquivo/ALMG

Comissão vai discutir limites do Parque do Sumidouro

Alterações na área do parque, localizado no Município de Pedro Leopoldo, afetaram setores produtivos regionais.

18/06/2014 - 16:13

Os limites do Parque Estadual do Sumidouro, localizado no Município de Pedro Leopoldo (Região Central do Estado), será tema de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião será na quarta-feira (25/6/14), às 16 horas, no Auditório, e atende a requerimento do deputado Adalclever Lopes (PMDB).

O parque foi criado em 1980 e seus limites originais eram de 1,3 mil hectares, mas em 2008 essa área foi redefinida durante as discussões para a implantação do Plano de Desenvolvimento do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Assim, o Parque do Sumidouro passou a ser de 2 mil hectares.

Essas duas primeiras demarcações foram feitas por meio de decreto e, em 2011, foi sancionada a Lei 19.998, que confirmou a área estabelecida em 2008. As mudanças, porém, tiveram impactos no setor produtivo da região e o objetivo da reunião será discutir esses impactos e possíveis soluções para problemas gerados.

Convidados – Foram convidados para a reunião o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis de Minas Gerais (Ibama), Marco Túlio Simões Coelho; o diretor de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Dubois Collet; a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloísa Helena Carvalho de Freitas Pereira; e o vereador de Pedro Leopoldo, Geraldo Mendes Filho.