Comissão de Segurança Pública homenageia policiais civis
Homenageados participaram, em abril, das operações Sagaz, em Ribeirão das Neves, e Nuvem Branca, em Lagoa Santa.
30/05/2014 - 16:25Policiais civis lotados na Delegacia de Operações Especiais da Polícia Civil (Deoesp) serão homenageados na próxima terça-feira (3/6/14), em Reunião Ordinária da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Vão receber votos de congratulações os policiais que participaram da operação Sagaz, em Ribeirão das Neves, que culminou na prisão de uma quadrilha e na apreensão de quase 500 quilos de maconha, e os policiais civis que participaram da operação Nuvem Branca, em Lagoa Santa, que resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de 30 quilos de cocaína. Os dois municípios ficam na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A reunião será às 9 horas, no Plenarinho I, da ALMG. O autor do requerimento para a realização da homenagem é o deputado Cabo Júlio (PMDB), que destaca a importância do evento como “recompensa pelo importante serviço prestado à sociedade” pelos homenageados.
As operações - A Operação Sagaz foi deflagrada no dia 14 de abril deste ano com o intuito de combater o roubo de cargas e acabou resultando na apreensão de 472 quilos de maconha e na prisão em flagrante de quatro suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. A droga foi apreendida em uma fazenda do município de Esmeraldas (RMBH), próxima à rodovia BR-040.
Já a operação Nuvem Branca, em Lagoa Santa, foi realizada no dia 10 de abril, após investigações iniciadas no dia 2 do mesmo mês por equipes do Departamento de Investigações de Crimes Contra o Patrimônio (DICCP), tendo como objetivo o combate ao tráfico de drogas. A informação foi levantada por policiais da 2ª Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Cibernéticos, apontando que traficantes estariam se articulando por meio da internet. Sob o comando dos delegados Vicente Guilherme e César Matoso, os policiais localizaram 30 quilos de cocaína escondidos em um caminhão. Além da droga e do caminhão, foram apreendidos dois carros de passeio, também utilizados pela quadrilha no tráfico de drogas.
Convidados - Foram convidados para o evento o superintendente de Informação e Inteligência da Polícia Civil, Márcio Simões Nabak; o delegado chefe da Divisão de Fraudes da Polícia Civil, Vicente Ferreira Guilherme; o delegado da 2ª Delegacia de Investigação de Crimes Cibernéticos, César Duarte Matoso; a chefe de cartório Patrícia Cássia Neves; o escrivão Rodrigo Fagundes de Almeida; os inspetores Geraldo Magela dos Passos e Robson Tadeu Pereira; os subinspetores Theo Eduardo da Silva e Joel de Jesus Alves; os investigadores Ramiro Lucas Luiz de Carvalho, Renato Antônio da Silva, Juliano Travassos, Raquel Gomes Pinto, Humberto Santos Magalhães, Diego Barbosa Duarte, Marco Lívio Zacarias Gomes Silva, Felipe Rodrigues Davi, Gustavo Luiz Lucindo da Silva, Sérgio Lucílio da Silva, Valdecir dos Santos Medeiros, Rodrigo Otávio de Andrade, Carlos Roberto dos Santos, Denis Carlos José de Oliveira, Guilherme Antônio Ferreira Cotta e Thiago Gomes Braga.
Além desses, também constam da lista de convidados o delegado-geral de Polícia Civil Wanderson Gomes da Silva; o delegado de Classe Especial Thiago de Lima Machado; o subinspetor Anderson Pinto de Melo; os escrivães Osvaldo Canela Júnior e Alysson Brás Ávila Leal; e os investigadores Marcelo de Souza Pinto, Joelson Dutra de Miranda, José Ricardo Rezende. Jamerson Dutra de Miranda, Felipe Dutra Romano, Paulo Victor Teixeira, Guilherme da Mata Vieira, Márcio Ribeiro da Silva e Teresiano Pereira Filho.