Comissão vai sabatinar indicados para Conselho de Educação
Reunião para analisar indicações do governador será nesta terça (3/6), às 14 horas, no Auditório.
30/05/2014 - 13:18Uma Comissão Especial vai analisar a indicação de três nomes escolhidos pelo Governador do Estado para compor o Conselho Estadual de Educação. A arguição pública está marcada para a próxima terça-feira (3/6/14), no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 14 horas. A presidente da comissão é a deputada Maria Tereza Lara (PT) e a relatora é a deputada Rosângela Reis (Pros). No total, o conselho é composto por 12 pessoas, sendo que três delas já foram sabatinas anteriormente: Petrina Mourão, Márcia Nogueira e Rosane Marques
Na reunião de terça (3), estão previstas as sabatinas de Lina Kátia Mesquita de Oliveira, para a Câmara de Ensino Fundamental; Keyla Mayume Ferreira Matsumura de Melo e Luciano de Assis Fagundes, para a Câmara de Ensino Médio.
Segundo justificativa enviada pelo governador, por meio da Mensagem 603/14, todos os indicados são atuantes nas áreas afetas às competências do Conselho Estadual de Educação, detentores de notório saber e experiência em matéria de educação.
Indicados - Lina Kátia Mesquita de Oliveira é graduada em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte, tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora da unidade de avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação, políticas públicas, escala de proficiência e educação matemática.
Keyla Mayume Ferreira Matsumura de Melo é pedagoga, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós graduada em Educação Tecnologia pelo Cefet-MG e mestre em Educação e Tecnologia pela mesma instituição. Desde 1987 atua no Sesi-MG, já tendo ocupado as funções de professora, supervisora pedagógica, consultora interna, gerente de educação básica e assessora executiva de educação, cargo que ocupa atualmente e que está vinculado a ações e projetos estratégicos da edução do Sesi-MG em todos os níveis e modalidades.
Luciano de Assis Fagundes é formado em Administração de Empresas pelo Unicentro Newton Paiva e pós-graduado em Gestão da Educação, Avaliação e suas Tecnologias (CEPEMG). No Sebrae, atuou de 1989 a 2011, ocupando cargos de auxiliar de treinamento, assistente de consultoria, analista técnico de educação, chegando ao cargo de diretor administrativo e financeiro da Escola Técnica de Formação Gerencial de Belo Horizonte. Em 2011 e 2012 atuou no Sesc-MG nos cargos de superintendente administrativo e diretor regional adjunto. Desde 2012 atua como diretor regional do Senac- MG.