Jeitinho brasileiro é tema do Panorama de quarta-feira (28)
O programa da TV Assembleia, que vai ao ar às 8h30 e tem reprises, também fala, esta semana, sobre parto e obesidade.
23/05/2014 - 13:59 - Atualizado em 26/05/2014 - 14:15O programa Panorama da TV Assembleia reflete sobre as ações que caracterizam o chamado “jeitinho brasileiro”. A ideia é compreender se existem diferençam entre a criatividade e os desvios de conduta do cidadão comum, no dia a dia, e a corrupção dos agentes públicos, nas esferas e órgãos de governo. O programa vai ao ar na quarta-feira (28/5/14), às 8h30.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Os convidados são a professora da Faculdade de Direito da UFMG, Mariah Brochado Ferreira; e o coordenador do Grupo de Pesquisas do TRT-MG, Rubens Goyatá Campante, que também é articulista do caderno "Pensar" do Jornal Estado de Minas.
A professora Mariah, que acaba de concluir pós-doutorado em Ética e Direito, na Alemanha, comenta a preocupação acadêmica com as várias características do “jeitinho brasileiro” e cita estudos internacionais sobre o tema. O pesquisador Rubens mostra o contexto histórico por trás desta atitude e os limites sociológicos que tornam a tomada de decisão do brasileiro mais privativa que coletiva.
Parto, o que devemos saber
A edição desta terça-feira (27) fala sobre os direitos de mães e bebês na hora do parto. O programa pretende entender o que é a assistência humanizada ao parto, que envolve respeito ao tempo, aos limites, às expectativas e às escolhas de cada mulher por parte da equipe envolvida e vamos explicar o que é a violência obstétrica, pois muitas parturientes sofrem agressões físicas ou emocionais nesse momento tão delicado. No estúdio, duas profissionais do Hospital Sofia Feldman de Belo Horizonte, que é referência nacional em assistência materno-infantil: a médica Flávia Frattezi, que é obstetra e Maria Sá Motta, enfermeira obstetra e responsável técnica pelo centro de parto normal.
Obesidade - Na quinta feira (29), Panorama fala sobre a obesidade, que depois de oito anos em ascensão, parou de crescer, mas ainda preocupa, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Pois mais da metade dos brasileiros estão acima do peso ideal. A obesidade realmente é um mal do mundo moderno? Em nosso estúdio Paulo Miranda, Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de Minas Gerais e Beatriz Carvalho, Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas do estado.
O Panorama tem reprises às 19 horas; na quinta-feira (29), à 1 hora; e, no domingo (1º/6), às 14 horas e 22 horas.